25 DAS PALAVRAS MAIS PODEROSAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

São palavras da língua portuguesa que revelam poder. Perceba a razão.

A riqueza da nossa língua é fascinante. Confira algumas das palavras mais poderosas da língua portuguesa.

Há palavras na língua portuguesa que são mais poderosas, o seu poder pode ter diferentes razões e o seu impacto ser sentido de formas distintas. Certo é que são palavras importantes e que fazem parte da atualidade.

Existem diversas razões que sustentam a sua força e justificam a sua presença nesta lista. Estas palavras são usadas no marketing, na publicidade e defendem que estes termos revelam poderosos efeitos nas pessoas.

São palavras que inspiram, que conseguem gerar maior coragem, adquirir motivação e muitas outras razões. São palavras que fomentam em nós o desejo de tomar as rédeas do nosso destino!

Fique a conhecer melhor as palavras que reunimos para si e entenda a sua importância na sociedade dos nossos dias.

25 das palavras mais poderosas da língua portuguesa

 

1 – Imparcialidade

Termo que vem de “imparcial” + “-i-” + “-dade”. Imparcialidade é nome feminino que significa qualidade de imparcial; neutralidade; isenção. A imparcialidade é muito difícil de se conseguir, sendo algo extremamente desejado pela maioria.  Contudo, não é nada desejado pelos muitos poderosos…

2 – Resiliência

A resiliência é uma capacidade importante que marca a diferença. Ser resiliente é estar capacitado para superar as maiores adversidades. Demonstrar resiliência significa lutar, nunca desistir, manter o otimismo de superar os obstáculos, mesmo quando se está perante situações difíceis ou complexas.

3 – Explosão

O termo explosão vem do latim explosiōne-, «ação de rejeitar». Explosão é nome feminino que significa ato ou efeito de explodir; rebentamento rápido, violento e ruidoso de um corpo, sendo o resultado de uma súbita libertação de energia provocada pela dilatação de gases no seu interior.

Explosão pode também ser reação química, rápida e violenta, que é acompanhada de grande elevação de temperatura e de libertação abundante de gases. No sentido figurado, significa qualquer fenómeno de expansão súbita e violenta. Também no sentido figurado, explosão significa aumento rápido e significativo de algo; manifestação brusca e intensa de uma emoção; momento de grande intensidade.

4 – Assertividade

O termo assertividade é nome feminino que significa qualidade do que é assertivo. Na Psicologia significa conjunto de atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo afirmar-se social e profissionalmente sem violar os direitos dos outros. A assertividade é um poder que faz uns distinguir-se dos outros, revelando maiores capacidades em algo.

5 – Nascimento

O termo nascimento é nome masculino que significa início da vida autónoma de um ser vivo. Nascimento é instante em que se verifica a separação completa entre o feto e o corpo materno. Esta palavra pode ainda significar origem; procedência; princípio. O mesmo termo pode ser usado no sentido de estirpe; casta. O nascimento pode também significa início da existência de algo ou instante em que aparece; começo.

6 – Igualdade

Termo que vem do latim aequalitāte-, com o mesmo sentido. Igualdade é nome feminino que significa qualidade do que é igual ou que não apresenta diferença quantitativa. Igualdade é correspondência perfeita entre as partes de um todo; uniformidade.

O termo igualdade pode ainda significar princípio de organização social segundo o qual todos os indivíduos devem ter os mesmos direitos, deveres, privilégios e oportunidades. Na Matemática igualdade é expressão da relação entre duas quantidades iguais.

Quando se diz que se está em pé de igualdade significa que se está na mesma situação, nas mesmas circunstâncias. Assim, não faltam razões para colocar esta palavra como uma das mais poderosas.

7 – Proatividade

Termo que vem do inglês proactivity, com o mesmo sentido. Proatividade é nome feminino que significa capacidade de prever algo ou de fazer com que algo aconteça, tomando a iniciativa. Assim, a proatividade é uma característica muito requisitada no mercado de trabalho, revelando-se uma grande vantagem para todos os trabalhadores que revelam proatividade, pois, conseguem melhores oportunidades, melhor salário, entre outras prerrogativas.

8 – Empatia

Termo que vem de “em-” + grego “páthos”, «estado de alma» + “-ia”. Empatia é nome feminino que significa faculdade de compreender emocionalmente (pessoa, objeto). Este termo pode ainda significar capacidade de se identificar com outra pessoa e de partilhar os seus sentimentos e motivações. Na Psicologia o termo empatia significa identificação emocional com o eu de outro.

9 – Coragem

Termo que vem do latim *coratĭcum, pelo provençal coratge, com o mesmo sentido, pelo francês courage, com o mesmo significado. Coragem é nome feminino que significa bravura face a um perigo; intrepidez; ousadia.

Este termo significa força moral ante um sofrimento ou revés. No sentido figurado, este termo significa energia na execução de uma tarefa difícil; perseverança. No sentido pejorativo, coragem pode significar atrevimento, descaramento, desfaçatez. Dizer “coragem!” é exclamação usada para incitar ou dar ânimo a alguém.

10 – Empoderamento

Termo que vem do inglês empowerment, com o mesmo sentido. Empoderamento é nome masculino que significa obtenção, aumento ou fortalecimento de poder.

Este termo também significa reforço de poder ou elevação do estatuto de um grupo social minoritário, ou marginalizado. Empoderamento também significa processo de reforço da autoestima e da autoconfiança, de que resulta um maior controlo da própria vida e uma maior realização pessoal. A palavra empoderamento pode ainda significar alargamento das competências atribuídas a um trabalhador, a um departamento, etc.

 11 – Agir

Agir significa operar; significa ainda atuar. Agir é um termo de ação e de movimento. Agir implica atuar sobre o destino; revelar capacidade de decisão. Agir é demonstrar poder decisório sobre o que ocorre no nosso quotidiano; Esta palavra significa ainda intervir na construção do futuro.

Agir é revelar-se agente, os seres que agem revelam-se seres ativos e não meros espetadores. Agir pode até não resultar no que pretendemos, pois pode não cumprir-se o final que preconizamos, mas agir implica tomar as rédeas da situação intervir e modificar.

12 – Autoestima

A autoestima é uma auto valorização que permite que se possa obter maior confiança sobre os nossos atos, sobre os nossos pensamentos, sobre as nossas decisões.

A autoestima revela-se assim o caminho para o amor-próprio. A valorização de si mesmo revela-se o caminho para o nosso brio e orgulho. Para conseguirmos ser bem sucedidos nas metas que traçamos é crucial que nos sintamos bem, com boa autoestima.

13 – Acreditar

Acreditar é ter fé em algo ou alguém (inclusive no próprio), é crer em algo ou alguém. Acreditar não é fé no sentido religioso, não é viver a crença numa religião ou ideologia. O acreditar que surge nesta lista é o que remete para a crença em nós próprios, acreditar no que fazemos, nas próprias capacidades, na conquista dos próprios sonhos.

Acreditar é o primeiro passo, o importante começo de qualquer empreendimento; é algo imprescindível no caminho para o sucesso.

14 – Amor

Amor é o sentimento que leva à aproximação, leva à proteção da pessoa pela qual se sente afeição ou atração. O termo amor (que vem do latim amōre-, com o mesmo sentido) é o sentimento de grande afeição ou de afinidade forte por outra pessoa (nomeadamente, amor filial, amor materno, entre outros…).

15 – Agora

O agora é momento atual, o presente, o instante. O termo agora (do latim hac hora, «nesta hora») é o instante, sendo importante viver o presente e o momento. Assim, alertar para a importância do agora é um dos lemas e inspirações principais.

Dalai Lama dizia: “Só existem dois dias no ano em que não se pode fazer nada pela vida: ontem e amanhã.” Ora, o dia de hoje, o agora que é este preciso momento, é o que verdadeiramente interessa para a nossa vida. Por isso, esta palavra contém uma força poderosa que nos leva a agir da melhor forma perante a adversidade, ajuda-nos a ser céleres na procura de uma solução para os problemas que nos surgem.

16 – Liberdade

Termo que vem do latim libertāte-, com o mesmo sentido. Liberdade é nome feminino que significa condição do ser que pode agir consoante as leis da sua natureza. Liberdade também significa direito que qualquer cidadão tem de agir sem coerção ou impedimento, segundo a sua vontade, desde que dentro dos limites da lei.

O livre-arbítrio é uma das maiores qualidades que um ser humano pode ter, sendo algo que nos responsabiliza pelos nossos actos, mas que nos valoriza pelos nossos feitos.

17 – Persistência

Persistência significa não desistir. Por isso, esta é uma das grandes qualidades de qualquer ser humano. Quem revela persistência demonstra grande capacidade, perseverança, constância, firmeza.

Ser persistente é conseguir insistir nas suas metas, nos seus sonhos, nos seus projetos ou nos seus desejos até conseguir alcançar o sucesso. Perante obstáculos ou adversidades, é importante conseguir demonstrar determinação, empenho e afinco!

18 – Respeito

Termo que vem do latim respectu-, com o mesmo sentido. Respeito é nome masculino que significa ato ou efeito de respeitar.

Este termo significa consideração; apreço. Este termo também significa deferência; acatamento; veneração. Respeito também é prestar homenagem; culto. Respeito pode ainda significa temor; receio.

Na sociedade é importante respeitar os outros e conseguir merecer deles o respeito. Quando se é profundamente respeitado consegue-se exercer um enorme poder de influência.

19 – Gratidão

Termo que vem do latim tardio gratitudĭne-, com o mesmo sentido. Gratidão é nome feminino que significa reconhecimento por um benefício que se recebeu; agradecimento; qualidade de quem é grato.

20 – Prudência

Termo que vem do latim prudentĭa-, «previdência; prudência; sensatez». Prudência é nome feminino que significa qualidade daquele que, atento ao alcance das suas palavras e dos seus atos, procura evitar consequências desagradáveis; circunspeção; ponderação. O mesmo termo também significa atitude de quem é moderado. Prudência é atitude de quem não quer correr riscos desnecessários; cautela; precaução.

21 – Esperança

Termo que vem do latim sperantĭa, particípio presente neutro plural substantivado de sperāre, «esperar». Esperança é nome feminino que significa confiança em conseguir o que se deseja. Este termo também significa sentimento de crença no desenlace favorável de certa situação; otimismo.

No sentido figurado, significa pessoa, entidade ou coisa em quem se deposita a expectativa de soluções ou de feitos positivos. Ainda no sentido figurado, esperança significa ilusão.

22 – Autonomia

Autonomia é independência e liberdade, características muito importantes. A autonomia está entre as capacidades mais importantes do ser humano, seja na vida profissional, seja no quotidiano. A autonomia é uma conquista na vida, acontece desde o nosso nascimento que iniciamos um percurso repleto de conquistas que vão tornando a nossa autonomia cada vez maior. Pois, os seres vivos tendem a adquirir ao longo da vida uma autonomia crescente, adquirindo uma maior independência.

A autonomia permite o reclamar para si um poder decisório maior, mais expressivo, existindo assim uma maior capacidade para mudar a própria vida e para a construção do próprio futuro. A autossuficiência é o verdadeiro rumo para a emancipação.

23 – Flexibilidade

A flexibilidade é a qualidade do que é flexível. Existem diferentes razões para colocar este termo nesta lista. Não se trata apenas de uma flexibilidade material ou física, mas sim (ou preferencialmente) uma flexibilidade interior, uma flexibilidade psicológica e de espírito.

A flexibilidade é uma capacidade de adaptação ao mundo, às pessoas, às circunstâncias e, sobretudo, uma capacidade de adaptação às súbitas alterações que surgem, evidenciando assim versatilidade e agilidade.

24 – Amizade

Termo que vem do latim amicitāte-, com o mesmo sentido. Amizade é nome feminino que significa afeição por uma pessoa; estima, simpatia. Este termo significa camaradagem, companheirismo, cumplicidade. Outros significados para este termo são: entendimento, compreensão. Amizade também pode ser dedicação, bondade.

25 – Integridade

Termo que vem do latim integritāte-, com o mesmo sentido. Integridade é nome feminino que significa estado ou qualidade do que se mantém intacto ou inteiro. Este termo também significa estado do que não sofreu dano ou modificação. No sentido figurado, integridade é qualidade do que revela honestidade ou sólidos princípios morais; retidão. Ainda no sentido figurado, o termo integridade pode ainda significar pureza; inocência.

A escolha destas 25 palavras é subjetiva, seguramente cada pessoa faz uma lista distinta, pois todos somos diferentes. Na sua opinião, que palavra é que merecia estar nesta lista? Que palavra retiraria?

Fonte: NCultura

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s