Sobre o IILP

 

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) tem uma história que começa, oficialmente, a 1 de novembro de 1989, quando os países de expressão portuguesa, por iniciativa do então Presidente da República do Brasil, José Sarney, se reuniram em São Luís do Maranhão, Brasil, para pensar as bases de uma comunidade de língua portuguesa.

Contudo, o Instituto só se tornaria realidade mais de 10 anos depois, na VI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), que entretanto se havia formado, reunião essa que realizada em São Tomé e Príncipe. Na reunião, foram traçadas orientações para a implementação desse organismo promotor da língua portuguesa.

Esta decisão levou à aprovação dos estatutos do IILP, com a escolha do país que acolheria a sua sede, neste caso a República de Cabo Verde, e a convocação da sua primeira Assembleia-Geral. Esta viria a ser realizada em Abril de 2002, com Cabo Verde a ser escolhido para gerir os primeiros anos da existência do Instituto.

O IILP tem como objetivos fundamentais “a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais”.

 

 

9 respostas a Sobre o IILP

  1. GUILHERME diz:

    NOOSSA MEU MUITO IRADO ESSE BLOG GOSTEI MT VO DIVULGA PRA TODOS MEU AMIG

  2. izolda diz:

    très agréable de vous aimé le travail très intéressant désormais toute la semaine viendront jeter un œil pour voir si vous avez s’il vous plaît n’oubliez pas de nouvelles à la poste et avisera également tous mes contacts et leur dire de regarder les parabens blogue

  3. francisco gomes de matos diz:

    Muito bom dispormos de um blog sobre o IILP.

    Faço votos de que os esforços em prol da internacionalização da língua

    portuguesa frutifiquem mais e mais

  4. Aldicea Craveiro diz:

    Que bom. É um trabalho primoroso.

  5. Bom dia. Gostava de saber qual o email onde poderei remeter notícias sobre divulgação de eventos da língua portuguesa.
    Com os melhores cumprimentos,
    Anabela Carvalho

  6. De 07 a 09 de dezembro de 2011, se estará realizando o ONCONMULINDI 2011 ONLINE, o Onze Congresso Municipal: A Linguística Diversificada junto à dinâmica das Línguas Naturais online. Estão todas e todos convidados.
    Mas informações no site http://www.prounitaguaiba.pro.br/inonconmulindi.html
    Atenciosamente,
    Benko Seijankuo Isaso Palomino
    da Comissão Organizadora do ONCONMULINDI 2011
    Realiza: PROJETO UNIVERSIDADE TAGUAIBA – PROUTA
    O projeto que dá certo em qualquer sistema
    São Paulo, SP. Brasil Sul-américa

  7. Wilson Rodrigues de Andrade Andrade diz:

    A intenção maior é criar uma interação entre os Países e Comunidades que falam o português: Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Macau e Timor Leste. Este Veiculo haverá de ser nosso bom instrumento de interação / Felicidades p/ os envolvidos no Monumental empreendimento Cultural…Wilson Rodrigues de Andrade/ Jornalista – Escritor -Poeta…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s