PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA UFPA CELEBRARÁ CENTENÁRIO DE JOSÉ SARAMAGO

Autor português foi um dos maiores nomes contemporâneos da literatura mundial

Arquivo pessoal

Um dos maiores escritores contemporâneos José Saramago completaria 100 se estivesse vivo na próxima terça-feira, 16 de novembro. O português José Saramago foi um dos maiores nomes da língua portuguesa, tendo recebido o Prêmio Nobel de Literatura. Para comemorar a data, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará as comemorações do aniversário integradas à programação oficial da Fundação José Saramago, que prevê uma série de eventos especiais em homenagem ao autor e a sua obra. Com informações da UFPA

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, anunciará a programação da UFPA no dia 16 de novembro, a partir das 9h30, no Gabinete da Reitoria, com a participação também da vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro.

Para a primeira ação comemorativa, a UFPA estabeleceu parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil, com o Vice-Consulado de Portugal em Belém e com a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), para realização da leitura do conto “A maior flor do mundo”, de José Saramago, por estudantes de escolas públicas. A leitura ocorrerá na Escola de Aplicação da UFPA e em mais de 80 escolas públicas municipais, no dia 16 de novembro, a partir das 10h.

A parceria com a Fundação Saramago e a Embaixada de Portugal no Brasil tem proporcionado a realização de várias atividades e projetos de colaboração da UFPA com instituições portuguesas, para a promoção da língua e das culturas luso-brasileiras. Um dos frutos dessa cooperação é a criação da Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA) em 2017, sediada no Centro de Internacionalização da UFPA. Em 2018, a UFPA trouxe a Belém a exposição “SARAMAGO – os pontos e a vista”, com o patrocínio do Banco Santander.

Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, em Portugal, no dia 16 de novembro de 1922. Seus pais emigraram para Lisboa quando ele não havia ainda completado dois anos. Saramago foi desenhista, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, o romance “Terra do Pecado”, em 1947, tendo estado sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos em uma editora, na qual exerceu funções de direção literária e de produção.

Em 1972 e 1973, integrou a redação do jornal Diário de Lisboa, em que foi comentarista político, tendo também coordenado durante um ano o suplemento cultural do vespertino. Saramago pertenceu à primeira Direção da Associação Portuguesa de Escritores e foi, de 1985 a 1994, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores.

A partir de 1976, passou a viver exclusivamente do trabalho literário, primeiro, como tradutor; depois, como autor. Em fevereiro de 1993, decidiu dividir a vida entre a residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha). Em 1998, foi-lhe atribuído o Prêmio Nobel de Literatura. José Saramago faleceu aos 87 anos, em 18 de junho de 2010, em Lanzarote. Sua obra é reconhecida como um dos maiores legados da literatura contemporânea.


Fonte: OLIBERAL.com

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s