O período da manhã do segundo dia do curso foi dedicado à descrição detalhada do roteiro do curso e da estrutura dos materiais que os professores presentes irão elaborar durante a semana.

Conforme apontou a coordenadora da Equipa Assessora Central do Portal, Prof.ª Doutora Edleise Mendes, “também já tiramos muitas dúvidas sobre a plataforma e sobre os materiais que vamos construir. Levamos a cabo discussões sobre alguns princípios, como por exemplo, as conceções de língua de sinais, práticas pedagógicas contemporâneas no ensino de línguas e também sobre o modo como as novas tecnologias digitais afetam o ensino nas salas de aula e como isso vai impactar no material que está a ser produzido”.
A professora ressaltou, ainda, que se trata de um curso de formação de professores, na medida em que estão a ser capacitados para serem elaboradores de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa como língua estrangeira/língua não materna.
Nesse sentido, a supracitada coordenadora afirmou que o trabalho até ao momento tem sido produtivo, enriquecedor, com muito aprendizado e muitas discussões relevantes.
De acordo com a formanda Dilma Furtado, a parte da tarde do segundo dia foi dedicada ao início do processo de elaboração dos primeiros roteiros didáticos, passando primeiramente pela escolha do tema e do título, bem como à definição dos marcadores para cada roteiro.
Os trabalhos prosseguiram no período da manhã deste terceiro dia, com a conclusão dos primeiros roteiros didáticos. A tarde está a ser reservada para a discussão coletiva dos referidos materiais.



