PROJETO VAI REUNIR ESCRITORES DOS NOVE PAÍSES DA LÍNGUA PORTUGUESA

arte literária de autores dos nove países que tem como língua oficial a Língua Portuguesa – Brasil, Portugal, Angola, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste – será documentada e mostrada ao mundo através do projeto “Elos da Língua Portuguesa”, que será lançado no Brasil em novembro.

A largada acontecerá no próximo dia 9, na cidade de São José do Rio Preto (SP). Ainda este ano, o projeto será lançado em mais duas cidades brasileiras: dia 3 de dezembro, em São Paulo, e 7 de dezembro, em Recife (PE). Em 2020 haverá um segundo ciclo de lançamentos na Europa, começando por Portugal, e depois França, Suíça e Alemanha.

O lançamento em Rio Preto será em um café cultural, a partir das 8h30, no saguão dos cinemas do Shopping Rio Preto, e contará com a presença da presidente da Associação Portuguesa de Poetas e Embaixadora do Porto Histórico e Medieval, Maria Graça Melo, que virá de Portugal especialmente para o evento.

DEZ VOLUMES

“A ideia é reunir, ao longo dos dez volumes planejados, autores de todos os países da comunidade lusófona, que participarão dessas antologias se expressando em poemas, poesias, prosas, crônicas, contos”, destacou a escritora rio-pretense Samira Aparecida de Camargo, fundadora da Tertúlia Lusófona e uma das organizadoras do projeto.

“A proposta do projeto é mais do que conservar e divulgar a língua portuguesa. Aborda em seu escopo a importância da língua de herança. Oferecer leitura diversificada aos imigrantes lusófonos, destacando a riqueza cultural que os falantes de português encontram em intercâmbios dessa natureza”, explicou.

Samira, que acaba de participar da coletânea internacional “Babel Poética – 60 e Tantos Anos Depois”, organizada pela Editora Ponto Z, é também chanceler da Academia Brasileira de Escritores e membro da Associação Portuguesa de Poetas. Ela, juntamente com João Paulo Vani e Maria Graça Melo é que vão apresentar aos presentes no lançamento os autores que fazem parte do primeiro volume da antologia literária.

Essa primeira antologia contará com textos de 33 autores. “A partir do segundo volume, vamos homenagear um país da língua portuguesa”, ressalta Samira Camargo.  “O tema aos escritores é livre, podendo também escolher o estilo literário”, acrescentou.

A cidade de Rio Preto foi escolhida para o lançamento do projeto por ser um destacado no eixo cultural e literário nacional – e um dos mais movimentos polos culturais de São Paulo -, e sede tanto da Academia Brasileira de Escritores, quanto da Tertúlia Lusófona


Fonte: JP Turismo

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s