COLP É O NOVO ÓRGÃO CONSULTIVO DO IILP

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), em parceria com a Universidade do Porto, promoveu a 1ª Reunião Ordinária do Conselho de Ortografia da Língua Portuguesa (COLP), nas instalações do Instituto Pernambuco Porto.

_FGS6698.jpg

O COLP é constituído por especialistas em ortografia representantes de todos os países da CPLP, nomeados pelos respetivos governos. Nesta Reunião estiveram presentes os especialistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

Este encontro visou principalmente fundar as bases do COLP – definir a sua  metodologia de trabalho e formas de atuação -, apreciar o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC), procedendo à análise dos resultados e estabelecendo desenvolvimentos para o VOC, bem como definir áreas de atuação mediata e imediata do COLP.

O primeiro dia do encontro iniciou com a sessão de abertura, de cuja mesa fizeram parte o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Professor Doutor Augusto Santos Silva, o Magnífico Reitor da Universidade do Porto, Professor Doutor António de Sousa Pereira, o Comendador Zeferino Ferreira da Costa, do Instituto Pernambuco Porto, o Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, Embaixador Luís Faro Ramos, o Diretor Executivo do IILP, Dr. Incanha Intumbo, e , ainda, a Presidente do Conselho Científico do IILP, Prof.ª Doutora Margarita Correia.

Tendo a Reunião decorrido no Instituto Pernambuco Porto, uma nova infraestrutura da cidade destinada à promoção das culturas dos países de língua portuguesa, o Magnifico Reitor da Universidade do Porto e o Comendador Zeferino Ferreira da Costa expressaram a sua satisfação pelo facto de o edifício ter sido pela primeira vez usado para acolher um evento de tão grande importância para a Língua Portuguesa.

O Diretor Executivo do IILP fez questão de salientar que este encontro é o primeiro de muitos que levarão à criação de instrumentos que permitirão acompanhar, do ponto de vista técnico, a aplicação da norma ortográfica definida pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.

A Presidente do Conselho Científico sublinhou que o evento se reveste de profundo interesse para o IILP, para a Comunidade e para os seus Estados-Membros e que constitui o início de uma nova filosofia de gestão da ortografia da língua portuguesa.

Usando da palavra, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal afirmou que a gestão desta língua compete a todos os países da CPLP e para cumprir esta tarefa é necessário saber quem são, hoje, os falantes de português como língua materna, segunda ou estrangeira, quer nos países de língua oficial portuguesa, quer na diáspora.

A sessão foi marcada pela homenagem prestada pela Equipa Central do VOC e pela Universidade do Porto ao professor e gramático brasileiro Evanildo Bechara e ao linguista português João Malaca Casteleiro, pelo seu papel fulcral na conceção e aplicação de uma norma ortográfica comum para o português.

Posteriormente, deu-se início à reunião do Conselho, um momento de discussão técnica, que contou com a participação dos especialistas indicados pelos respetivos Estados-Membros da CPLP.

Durante o segundo dia dos trabalhos, os Conselheiros apresentaram o ponto de situação dos respetivos Vocabulários Ortográficos Nacionais e realçaram a premência de se incorporar os VON ainda em falta na Plataforma, nomeadamente os de Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Em seguida, foi reconhecido que o VOC deverá beneficiar de alguns aperfeiçoamentos e foram identificados os passos a dar para os alcançar.

Os últimos momentos da reunião foram dedicados à redação do Comunicado Final, ao qual pode aceder aqui.

 

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe um comentário