SALVADOR FOI O PALCO PARA UMA TROCA DE LIVROS. E QUEM GANHOU FOI A LÍNGUA PORTUGUESA

No último dia do Festival da Língua Portuguesa (FELPO), em Salvador, na Bahia, debateu-se a língua portuguesa e partilharam-se livros, num momento de reunião entre escritores e leitores.

Depois de um primeiro dia dedicado à gastronomia e de um segundo dedicado à musica, o último dia do Festival da Língua Portuguesa (FELPO), em Salvador, na Bahia, foi marcado por uma iniciativa de troca de livros sob o mote “Traga um livro, deixe-o, e leve um novo para casa”, mas também pela conversa entre escritores.

Num palco montado em plena Praça da Mariquita, no Rio Vermelho, Ricardo Viel, escritor e diretor de comunicação da Fundação José Saramago; Itamar Vieira Júnior, escritor baiano que venceu o Prémio LeYa 2018; e Sérgio Rodrigues, jornalista, escritor e crítico literário brasileiro, falaram sobre as potencialidades da língua portuguesa, enquanto ali ao lado, numa banca repleta de obras de autores brasileiros e portugueses, se partilhavam livros.

“Eu acho esse evento incrível, se eu pudesse eu morava aqui”, confessava Patrícia Oliveira, uma das leitoras que fez questão de marcar presença neste encontro entre Portugal e Brasil que foi pensado pelo FELPO como forma de “espalhar a Língua, fazê-la passar de mão em mão”.

Também Letícia Silva, outra das leitoras presentes, sublinhou a importância de um espaço criado para debater a língua portuguesa e descobrir novas obras e autores. “Essa diversidade é muito importante”.

“O FELPO pretende ser e é uma festa, uma festa com encontros, e eu acho que isso é uma ideia vencedora. Não vejo como é que isso pode dar errado em algum lugar”, disse também Sérgio Rodrigues, autor da obra “Viva a língua brasileira!”.

Em entrevista à TSF, o escritor brasileiro defendeu ainda a ideia de ser criado um festival como o FELPO, dedicado a áreas como a música, a gastronomia ou a literatura, mas tendo língua portuguesa como um chão comum de várias latitudes. “Abordar a língua portuguesa como um solo, não como um fenómeno da língua ou da escrita, mas da cultura”.

O FELPO – Festival da Língua Portuguesa é organizado pela TSF em parceria com a Prefeitura de Salvador, a propósito da celebração dos 470 anos da cidade brasileira.


Fonte: TSF

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe um comentário