LUSO-DESCENDENTES COM CAMPANHA PARA PROMOVER LÍNGUA PORTUGUESA

Associações do mundo lusófono, professores e figuras de relevo da comunidade portuguesa em França preparam-se para lançar uma campanha nacional para promover a aprendizagem da língua portuguesa e, assim, contrariar os “preconceitos” contra a língua de Camões.

Nova campanha em França para contrariar imagem da língua portuguesa
“A língua portuguesa sofre de uma péssima imagem junto dos franceses. (…) Ainda é vista como uma língua de imigração (para os franceses) e não tem o prestígio de uma língua estrangeira como, por exemplo, o chinês”, afirmou Anna Martins, Presidente da associação Cap Magellan, em declarações à Lusa.

O assunto esteve em discussão durante a segunda edição dos Estados Gerais da Luso-descendência, uma iniciativa promovida recentemente pela Cap Magellan na Maison du Portugal, na Cidade Internacional Universitária de Paris, e que reuniu mais de uma centena de participantes entre portugueses, cabo-verdianos, brasileiros e angolanos, com o objectivo de encontrar estratégias de promoção do ensino do português em França e lançar uma campanha para incentivar a aprendizagem do português.
Professor de português na escola básica e no liceu de LTvroise, em Brest, Paul Branquinho considera que falta ao português “um lobby organizado” para promover o seu ensino, contando que na sua região há já “uma estratégia de propaganda” que tem funcionado com a promoção de viagens de estudo anuais a Portugal e da divulgação da cultura portuguesa.
Segundo a agência Lusa, durante o encontro foram debatidas formas de “comunicar a campanha do ensino” da língua portuguesa em França, definiu-se um calendário e pensou-se como financiar uma campanha desta amplitude.


Fonte: Jornal Leiria
Imagem: Notícias ao minuto

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe um comentário