EM LÍNGUA PORTUGUESA UNINDO GERAÇÕES – I

Cartaz_IX Curso Capacitação 01O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), em parceria com a Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) e o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (SE-CPLP) realizaram no dia 09 de abril, em Lisboa, na sede da CPLP, o evento intitulado “Em Língua Portuguesa Unindo Gerações”, que integrou o Colóquio “Língua Portuguesa: um património a preservar”, como enquadramento do “IX Curso de Capacitação para Elaboração de Materiais: Ensino de Português como Língua de Herança”, que se realizará ao longo desta semana.

No referido Curso, irão ser elaborados materiais de ensino para crianças e jovens, que vivendo na diáspora possam também, através da língua, manter vivas as suas raízes, as suas identidades. As unidades didáticas produzidas no âmbito desta Formação serão disponibilizadas gratuitamente no Portal de Professor de Português Língua Estrangeira (www.ppple.org).

O público-alvo deste Curso é proveniente dos mais diversos países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Itália, Moçambique, Portugal e República Checa.

O evento iniciou com as intervenções da Diretora Executiva do IILP, Prof.ª Doutora Marisa Mendonça, que apresentou as motivações, os objetivos e as expetativas do evento. A seguir a palavra foi dada à Senhora Presidente da SIPLE, Prof.ª Doutora Viviane Furtoso, que realçou a importância da parceria entre o IILP e a SIPLE. Para além deste, a Prof.ª Viviane sublinhou a importância do Portal do Professor de Português. A fechar esta primeira parte, tomou a palavra a Senhora Secretária Executiva da CPLP, Dr.ª Maria do Carmo Silveira, que sublinhou a importância deste evento organizado pelo IILP.

Terminado este momento, a Prof.ª Doutora Viviane Furtoso fez a apresentação geral do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira, que é um dos projetos estratégicos do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP). O Portal representa um espaço otimizado por recorrer ao potencial das TIC, como: acessibilidade, amplitude de atuação, baixo custo, circularidade e flexibilidade, que permitem a difusão aberta e gratuita da língua portuguesa, com vista a uma inserção e presença mais forte do português no mercado das línguas.

A Professora Furtoso explicou que a oferta dos materiais produzidos por cada um dos países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste) permite que o professor possa ter acesso a Unidades Didáticas de uma mesma variedade, contextualizadas em um determinado espaço geográfico, histórico e cultural, e salientando as suas especificidades. Também dá a possibilidade que o professor selecione Unidades Didáticas de diferentes contextos nacionais, realçando, assim, as diferentes possibilidades de uso da língua em uma perspectiva de circulação internacional.

Os dados apresentados pela Professora Viviane mostram que desde o lançamento oficial do projeto (outubro de 2013, na II Conferência sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, em Lisboa) até 05 abril de 2018 havia:

  • 690 utilizadores registrados;
  • 823 visualizações de páginas;
  • 316 visitas (16% são utilizadores que retornaram, enquanto 84% são novos utilizadores acedendo pela primeira vez).

Posteriormente, e ainda no período da manhã, deu-se início ao Colóquio “Língua Portuguesa: um património a preservar”, que incluiu três painéis temáticos:

– O I Painel, “Língua Portuguesa: da preservação à promoção”, composto por dois distintos oradores: o Prof. Doutor João Costa, Secretário de Estado da Educação de Portugal e o Prof. Doutor António Correia e Silva, ex-Ministro do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia de Cabo Verde. O Painel foi moderado pelo Senhor Embaixador Gonçalo Mourão, da Missão do Brasil junto à CPLP.

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Fim da 1ª parte.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
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