III CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O FUTURO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO SISTEMA MUNDIAL

Especialistas de vários países  debateram o futuro da língua portuguesa, num encontro inserido nos esforços da CPLP para fomentar o uso do português nas organizações internacionais.

Na conferência de abertura, o ex-primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, disse que o ensino do português é o “único caminho” para o reforço da soberania e afirmação nacional de Timor-Leste na região e no mundo.

“A língua de Camões passou de língua estrangeira a língua nacional, de língua de dominação estrangeira para língua de afirmação nacional”, disse Alkatiri.

O encontro, realizado pela Comissão Nacional de Timor-Leste em colaboração com o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e a CPLP, ocorrido entre os dias 15 a 17 do corrente mês , no Centro de Convenções de Díli, foi mais um evento a marcar a reta final da presidência de Timor-Leste da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A III conferência internacional sobre o futuro da língua portuguesa no sistema mundial contou com intervenções em quatro eixos de debate: Português, Língua Pluricêntrica do século XXI; Ensino e Formação em Língua Portuguesa em Contextos Multilingues ; O Potencial Econômico da Língua Portuguesa; Português Língua de Cultura, Ciência e Inovação.

Em breve, será divulgada a Carta de Díli. Veja alguns registros da III Conferência:

O registro fotográfico completo da III Conferência pode ser visto na página da cplp, setor de fotografias, http://www.cplp.org/

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe um comentário