Um site conjunto para os países de língua portuguesa.

CPLP - MAPA MUNDI BANDEIRAS PAISESRepresentantes de agências de notícias dos oito países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão reunidos a parir de hoje(25) para  participar da 6ª Assembleia da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa (ALP). Entre os temas que serão debatidos está a criação de um portal conjunto e a escolha do padrão ortográfico para o site.

O encontro, sediado na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, reúne as principais agências de notícias públicas, estatais e oficiais de notícias de Angola (Angop), Brasil (EBC), Cabo Verde (Infopress), Guiné-Bissau (ANG), Moçambique (AIM), Portugal (Lusa), S.Tomé e Príncipe (STP – Press) e Timor Leste (Etna).

Para o secretário de Estado da Comunicação Social do Timor Leste, Nélio Isaac Sarmento, a cooperação entre as agências públicas de língua portuguesa é um instrumento para a redução das assimetrias políticas, econômicas e sociais. “A criação de uma agência é um passo essencial para a consolidação da democracia e do desenvolvimento que merecem ser conhecidos”, informou Sarmento.

No encontro também será debatida a criação de meios para fortalecer a colaboração entre as agências. Dentre as alternativas propostas na última assembleia, em 2012, estão a criação de uma bolsa de conteúdos, repositório que reúna as notícias produzidas por todas as agências, com o intuito de ampliar o conhecimento mútuo da realidade dos países, e a realização de parcerias internacionais que se dediquem a propagar notícias em língua portuguesa.
Durante a assembleia, a presidência da ALP, hoje ocupada por Daniel Miguel Jorge, da Angola Press, passará a ser exercida pelo diretor-presidente da EBC, Nelson Breve. A ALP foi criada em Lisboa, em julho de 1996, e entre os seus objetivos estão a promoção do desenvolvimento das agências de informação nacionais e a formação profissional no campo jornalístico e tecnológico.

Fonte: EBC 

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s