SEMANA DE COMEMORAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR TEM PALESTRA DO DIRETOR DO IILP

O Diretor Executivo do IILP, Gilvan Mϋller de Oliveira, esteve no dia 19 de abril na Universidade de Santiago, em Assomada, onde proferiu palestra na semana de comemoração do Dia do Professor. A Instituição, única de ensino superior no interior da Ilha de Santiago, em Cabo Verde, abriu as portas em 16 de Fevereiro de 2009 e hoje conta com mais de 300 alunos e oito cursos de graduação.

A palestra teve como tema A oficialização das línguas e seus impactos societários durante a qual o Diretor do IILP apresentou a situação de oficialização de línguas em diferentes países, com realce para a situação do Paraguai, onde no dia 6 de janeiro passado foi promulgada a chamada Ley de Lenguas. Esta Lei regulamenta a oficialização do guarani em 1992 – 19 anos depois do acontecimento – e dá lugar a todas as línguas faladas no país, criando também a Secretaria Nacional de Políticas Linguísticas que fará a Gestão das línguas naquele país.

O assunto permitiu um amplo debate sobre os passos necessários para a oficialização do crioulo caboverdiano e suas dificuldades. Uma questão especialmente importante que permeou as discussões foi como se cria uma norma num contexto de pluralidade de centros de poder no país. Para o Diretor do IILP “muitos problemas decorrentes da oficialização de uma língua não podem ser resolvidos antes dessa oficialização. Ao contrário, é a oficialização que desencadeia as pressões e possibilita os recursos necessários para que os problemas sejam tecnicamente encaminhados e superados”.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe um comentário