X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

X ConferenciaA  X Conferência de Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa (CPLP) que está sendo realizada em Díli,  Timor-Leste, arrancou no último dia 18 com a reunião dos Pontos Focais de Cooperação (RPFC) .

Organizada pela República Democrática de Timor-Leste, esta é a primeira cimeira da CPLP que se realiza no continente asiático.

O ponto alto do encontro será  a  Conferência, na quarta-feira, dia 23 de julho, dedicada ao tema “A CPLP e a Globalização”. O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, irá abordar este tópico, delineando as prioridades da Presidência de Timor-Leste, que dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelas Presidências anteriores, e que inclui a cooperação empresarial e econômica, a promoção de parcerias e a partilha de tecnologia e conhecimento. Também, reuniões, fóruns e eventos  terão  lugar durante toda esta semana, incluindo um seminário sobre “Globalização Econômica e Oportunidades de Investimento: a CPLP e a Região Ásia-Pacífico”.

A CPLP foi criada em 1996 como um fórum multilateral para o aprofundamento das relações mútuas de amizade e cooperação entre os seus membros. Composta por oito Estados-membros, a comunidade integra cerca de 240 milhões de pessoas. Este ano, Timor-Leste assume a responsabilidade da Presidência Rotativa da CPLP, um cargo com a duração de dois anos. A passagem oficial da Presidência de Moçambique para Timor-Leste irá ter lugar na quarta-feira.

O encontro também será  marcado pelo  regresso da Guiné-Bissau, suspensa desde o golpe de Estado de 2012, e pela possível entrada da Guiné Equatorial na comunidade.

Acompanhe a X Conferência pelo canal da CPLP, clique aqui

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe um comentário