Centro de Formação em Comunicação de Timor-Leste promove ensino da língua portuguesa.

Bandeira do TimorVários funcionários públicos e jornalistas timorenses vão iniciar na próxima semana uma formação em língua portuguesa, anunciou hoje o Centro de Formação Técnica em Comunicação (CEFTEC), do Governo timorense.

“A formação, que vai decorrer entre julho e outubro, tem como objetivo desenvolver as quatro competências (ler, ouvir, falar e escrever)” da língua portuguesa, refere um comunicado do CEFTEC.

Segundo o comunicado, a “intenção é garantir os conhecimentos mínimos e necessários” em língua portuguesa, “especialmente aos profissionais” que estão envolvidos na organização da cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e que vão acompanhar os dois anos da presidência timorense da organização.

A formação vai ser dada ao nível do ensino básico, intermédio e avançado e conta com o apoio do Programa de Qualificação Docente e Ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste da cooperação brasileira.

Segundo os censos de 2010 realizados pelo governo de Timor-Leste, dos cerca de um milhão de timorenses, apenas 56,1 por cento fala, escreve e lê tétum (língua oficial do país), enquanto o português é falado, lido e escrito por apenas 25,2 por cento.

Timor-Leste assume pela primeira vez a presidência da CPLP durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo que se vai realizar em Díli a 23 de julho.

Fonte: MSE // ARA – Lusa/Fim

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe um comentário