O positivo encontro via videoconferência.

O IILP apresentou nesta quarta-feira(28), os seus projetos para a futura gestão conjunta da língua portuguesa à Ministra da Educação e ao Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, bem como a outros altos responsáveis do país.  A comunicação foi feita via videoconferência a partir da sede da CPLP, em Lisboa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na abertura da sessão, os Senhores Ministros informaram do interesse de Cabo Verde em reforçar a participação do país nestes projetos, dotando-o de recursos nacionais representativos já nesta primeira fase. A Ministra da Educação, Fernanda Freitas, deu conta da  aplicação, a partir deste ano letivo, do Acordo Ortográfico nos dois primeiros anos de escolaridade em Cabo Verde, usando já livros completamente adaptados à nova norma ortográfica, pelo que é da maior oportunidade a conclusão do Vocabulário Ortográfico Nacional de Cabo Verde, a integrar no VOC até a Cimeira dos Chefes de Estado da CPLP, a ter lugar em Díli, no final do mês de julho próximo.

Por seu lado, o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Correia e Silva, referiu o valor potencialmente estruturante destes projetos para o país, nomeadamente do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE), cujos recursos descentralizados para o ensino da língua portuguesa podem servir de base a iniciativas de ensino no país e no exterior.

A comunicação com os responsáveis políticos cabo-verdianos esteve a cargo do diretor executivo do IILP, Gilvan Oliveira, Marisa Mendonça e José Pedro Ferreira, membros das equipes centrais, respetivamente, do PPPLE e do Vocabulário Ortográfico Comum (VOC). Os projetos decorrem do Plano de Ação de Brasília a Promoção, Difusão e Projeção da Língua Portuguesa e vêm sendo desenvolvidos sob  coordenação do IILP ao longo dos últimos anos.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe um comentário