Macau na rota da promoção da língua portuguesa

Macau irá sediar entre 30 de agosto a 2 de setembro próximo,  O III SIMELP -Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa  “A formação de novas gerações de falantes de português no mundo”.

O Simpósio , reunirá estudantes, professores, profissionais de todos os continentes para discutir o ensino, a divulgação e pesquisa da língua portuguesa,   buscando novas estratégias para sedimentar a sua importância no cenário mundial.

Macau foi colônia de Portugal por mais de 400 anos e o português é uma das línguas oficiais dessa Região Autonôma Especial , da China . O governo local incentiva o estudo e o uso do português ao lado do chinês e os documentos oficiais do governo de Macau são redigidos também em língua portuguesa.  Em qualquer rua,  placas , sinalizações, paineis publicitários  são bilíngues: portugues/chinês.   A relação de  cooperação entre a China e os países lusófonos em franca expansão, especialmente com o Brasil, Angola e Portugal, reforça o uso do idioma e  aumenta a necessidade da aprendizagem.

O diretor do IILP, Gilvan Müller de Oliveira será um dos conferencistas do Seminário que acontecerá na Universidade de Macau,  ocasião em que divulgará o trabalho que o Instituto vem desenvolvendo para a promoção e difusão da língua portuguesa no contexto mundial. Veja a programação do evento em http://www.umac.mo/fsh/dp/III_simelp/program.html

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe um comentário