MIRCEA DELGADO VAI APRESENTAR PROJECTO DE LEI PARA ELEVAR LÍNGUA PORTUGUESA A PATRIMÓNIO NACIONAL DE CABO VERDE

A deputada do MpD eleita pelo círculo eleitoral de São Vicente Mircea Delgado anunciou hoje que vai, ainda este ano, apresentar ao Parlamento um projecto de lei para elevar a Língua Portuguesa a património nacional de Cabo Verde.

Durante uma intervenção no período de questões gerais, a deputada explicou que esta iniciativa enquadra-se dentro das prerrogativas que a Constituição da República lhe concede enquanto deputada da Nação.

O objectivo, conforme explicou, é de ver o Português a integrar a lista de patrimónios imateriais nacionais na qual já se encontram inscritos a morna, o São João, a Tabanka, a Talaia Baixo e a língua materna.

A deputada justificou que a Língua portuguesa, além da sua projecção com uma das línguas mais vigorosas do mundo, apresenta um enorme valor simbólico para o povo cabo-verdiano, considerando que foi ele a primeira língua falada nas ilhas desde que as mesmas foram descobertas.

“É minha percepção que existe um sentimento cada vez mais generalizado da sociedade cabo-verdiana da necessidade de uma intervenção urgente estruturada capaz de valorizar e salvaguardar a Língua Portuguesa no nosso país”, sustentou.

Citando uma declaração do ex-secretário executivo da CPLP, Francisco Rebelo Telles, Mircea Delgado indicou que a Língua Portuguesa é hoje a quinta língua mais falada no mundo, a primeira no hemisfério sul e uma das línguas mais usadas na internet e nas redes sociais.

Por outro lado, indicou que a mesma apresenta um crescimento, sobretudo, em África e poderá duplicar os seus actuais 200 milhões de falantes até ao final de século, conforme as prejeções demográficas das Nações Unidas.

Fonte: Expresso das Ilhas

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s