25 DAS PALAVRAS MAIS INCRÍVEIS DA LÍNGUA PORTUGUESA

A língua portuguesa é extremamente rica, existindo diversas palavras incríveis.

Palavras que têm em comum o facto de remeterem para sentimentos, sensações ou eventos absolutamente únicos. Reunimos 25 das palavras mais incríveis da língua portuguesa.

A língua portuguesa é uma das línguas fascinantes no mundo, estando entre as mais faladas. O português é um idioma cheio de pequenos tesouros, com palavras incríveis, provérbios encantadores, entre muitas outras peculiaridades que tornam a nossa língua tão única e especial. A língua portuguesa está em constante mutação.

Ao longo da passagem do tempo, a língua portuguesa vai sofrendo frequentes alterações, surgindo a introdução de novas palavras e também a adesão a novos acordos ortográficos promovem alterações e consagram à língua portuguesa ligeiras evoluções. No nosso dicionário existem palavras que são absolutamente incríveis, pelo que representam pela riqueza que conferem à língua portuguesa.

1 — Filosofia

O termo filosofia significa amor pelo saber e pelo conhecimento; Filosofia é a investigação das causas e dos efeitos; O conceito de filosofia consiste na busca incessante de respostas; filosofia é indagação racional sobre o mundo, a Natureza e o Homem, com a finalidade de encontrar a sua derradeira explicação; A filosofia consiste na aspiração à verdade, ao conhecimento das coisas pelos seus princípios imutáveis e não pelos seus fenómenos transitórios.

2 — Metamorfose

O termo metamorfose vem do grego metamórphosis, «mudança de forma», pelo latim metamorphōse-, com o mesmo sentido.

Metamorfose é nome feminino que significa mudança de forma ou de estrutura; transformação. Na botânica o termo metamorfose significa modificação operada em certos órgãos vegetais, como a transformação dos estames em pétalas, e vice-versa.

Na zoologia a palavra metamorfose significa alteração profunda que sofrem certos animais durante o seu desenvolvimento pós-embrionário. No sentido figurado, pode usar-se o termo metamorfose como mudança radical de aspeto (de uma pessoa).

3 — Coragem

Este termo significa firmeza de ânimo perante o perigo, a adversidade e o sofrimento; quando se é audaz, apesar dos medos.

4 — Opíparo

Este termo do latim opipăru-, com o mesmo sentido.  Opíparo é adjetivo que significa sumptuoso, magnificente. A palavra opíparo significa esplêndido. O termo opíparo também significa lauto, rico, abundante.

5 — Gargalhada

Termo que significa ato de rir de forma audível, estridente e prolongada (rir à gargalhada). Quando uma pessoa se depara inesperadamente com um momento engraçado, o corpo dela reage involuntariamente com riso e gargalhadas.

6 — Natureza

Este termo vem do latim natūra– («natureza») +-eza. Natureza é nome feminino que significa mundo exterior ao homem. Natureza é sistema das leis que regem e explicam o conjunto do mundo exterior. Natureza é o conjunto das coisas que apresentam uma ordem, que realizam tipos ou se produzem segundo leis.

O termo natureza também significa manifestação das forças naturais num dado local. A palavra natureza também significa ordem lógica das coisas. O termo natureza significa ainda conjunto dos caracteres que fazem que uma coisa ou um ser pertença a uma espécie, ou a uma categoria determinada; essência.

Natureza é ainda o conjunto dos traços característicos de um indivíduo; temperamento; carácter; compleição. Natureza pode ainda ser           aquilo com que nasce um ser. Natureza pode ser estado primitivo do homem que precede a civilização. Outro significado para natureza é espécie; qualidade; tipo.

7 — Comunicação

O termo natureza vem do latim communicatiōne-, que significa «ação de participar». A palavra comunicação é nome feminino que significa ato ou efeito de comunicar. O termo natureza significa também troca de informação entre indivíduos por via da fala, da escrita, de um código comum ou do próprio comportamento. O termo comunicação significa ainda o facto de comunicar e de estabelecer uma relação com algo ou alguém; relação; correspondência.

Comunicação é o que se comunica; mensagem; informação; aviso; anúncio. O termo comunicação é ainda meio técnico usado para comunicar; transmissão. Outro significado para este termo é capacidade de entendimento entre as pessoas através do diálogo. A palavra comunicação é passagem de um local a outro; acesso; via.

8 — Generosidade

O termo generosidade significa qualidade daquele que é generoso; generosidade é ação generosa e desinteressada realizada por pessoa que age com magnanimidade; um ser generoso é aquele que em benefício de outra(s) pessoa(s) (ou animais) se sacrifica sem pensar em eventuais prejuízos que possa sofrer. Quem espalha a bondade expressa generosidade ajudando os outros, nomeadamente os menos favorecidos, os mais carenciados e a necessitar do contributo de outra pessoa.

9 — Fecundação

O termo fecundação é ato ou efeito de fecundar ou de ser fecundado; o termo fecundação é referente ao processo durante o qual o espermatozoide se funde com o óvulo, possibilitando a origem do zigoto; fecundação significa também fusão de dois gâmetas (células sexuais masculina e feminina) desencadeando uma célula diploide, o ovo ou zigoto.

10 — Plenitude

O termo plenitude vem do latim plenitudĭne-, com o mesmo sentido. A palavra plenitude é nome feminino que significa estado do que se encontra em toda a sua força. O termo plenitude significa amplitude; desenvolvimento. Outro significado para este termo é grandeza. O termo plenitude é o estado do que se encontra pleno, cheio ou completo. Plenitude também significa totalidade.

11 — Humanismo

Este termo vem do francês humanisme, com o mesmo sentido. Humanismo é nome masculino que na História é referente a movimento cultural europeu com origem no Renascimento e inspirado pelos ideais da Antiguidade (que, em oposição à escolástica, valorizava uma postura intelectual crítica). O humanismo tinha no ser humano, mais do que na figura divina, o foco dos seus interesses.

O humanismo na filosofia é referente a doutrina ou conjunto de doutrinas de pendor racionalista que definem o Homem como valor supremo (medida de todas as coisas), defendendo que a sua capacidade de transformação da realidade é independente da eventual existência de poderes transcendentes ou sobrenaturais.

Humanismo é também atitude que valoriza as potencialidades do ser humano e que tem no bem-estar das pessoas o seu interesse prioritário. Humanismo é ainda conceção que preconiza a centralidade do estudo científico e do conhecimento das obras clássicas como modelo de formação cultural.

12 — Justiça

Quando alguém atua em conformidade com a lei, com o direito, com a equidade, com a bondade tem um comportamento idóneo e moralmente inatacável. Assim, essa pessoa age com justiça, pois é imparcial, isento e verdadeiro.

13 — Liberdade

Termo que vem do latim libertāte-, com o mesmo sentido. Liberdade é nome feminino que significa condição do ser que pode agir consoante as leis da sua natureza. Liberdade é direito que qualquer cidadão tem de agir sem coerção ou impedimento, segundo a sua vontade, desde que dentro dos limites da lei. Na Filosofia Liberdade é a capacidade própria do ser humano de escolher de forma autónoma, segundo motivos definidos pela sua consciência.

Outro significado para este termo é livre-arbítrio. Liberdade pode ainda ser estado de quem não está preso, detido ou em cativeiro. Na política, liberdade é termo referente a condição de autodeterminação de um povo ou de uma nação; estado do país que não está dependente de um poder estrangeiro.

Liberdade é ausência de restrições ou constrangimentos. Este termo também significa estado de disponibilidade. Liberdade é licença; permissão. No sentido figurado, pode significar atrevimento; familiaridade excessiva. No mesmo sentido, pode ainda significar desembaraço; franqueza.

14 — Fé

Termo que vem do latim fide-, com o mesmo sentido. Fé é nome feminino que significa crença absoluta na existência ou veracidade de certo facto; convicção íntima. Fé é compromisso de fidelidade à palavra dada; lealdade. O mesmo termo também significa confiança absoluta (em algo ou em alguém); crédito. Na Religião, o termo fé significa adesão aos dogmas de uma doutrina religiosa considerada revelada.

No catolicismo, o termo fé é usado como primeira das virtudes teologais, graças à qual se acredita nas verdades reveladas por Deus. Fé é qualquer crença religiosa; religião. O termo fé pode ainda significar comprovação de um facto; prova.

Existem expressões como: ato de fé (que significa: gesto ou atitude que exprime a profunda convicção de uma pessoa em relação a uma causa ou a uma ideia); à falsa fé (com o significado: à traição, com deslealdade); dar fé de algo (que significa aperceber-se de algo, notar); fazer fé (com o significado: ser digno de crédito, prestar testemunho verdadeiro); profissão de fé (que significa: declaração pública que alguém faz da sua crença religiosa, declaração pública que alguém faz dos seus princípios).

15 — Amizade

Termo que vem do latim amicitāte-, com o mesmo sentido. Amizade é camaradagem, companheirismo, cumplicidade. Amizade é entendimento, compreensão. Amizade também pode significar dedicação, bondade. Amizade é sentimento de afeição e simpatia que é recíproco.

16 — Sinergias

Termo que vem do grego synergía, «cooperação».  Sinergias é nome feminino plural de sinergia. O termo sinergia é nome feminino que significa ação conjunta de coisas, pessoas ou organizações, com vista a obter um resultado superior ao obtido isoladamente por cada uma das partes.

Na anatomia, o termo sinergia é referente a associação de diversos sistemas (músculos, órgãos) para a realização de uma tarefa, sendo o resultado superior ao obtido através das ações exercidas individualmente por cada sistema. sinergia pode ainda significar (na área da farmácia) ação simultânea de dois medicamentos não antagonistas, produzindo efeitos adicionais ou reforçados.

17 — Parto

Ato ou efeito de parir, de dar à luz. Parto é o momento quando o feto é apresentado à “luz”, resultando como o culminar de um verdadeiro milagre da Natureza, perpetrado tanto pelo ser humano, como por animais irracionais.

18 — Bondade

Termo que vem do latim bonitāte-, com o mesmo sentido. Bondade é nome feminino que significa qualidade do que ou de quem é bom; disposição natural para o bem; benevolência; brandura. Existe ainda a expressão: tenha a bondade! (que significa: faz favor!, faça favor!).

19 — Partilha

Ação de dividir e distribuir em partes ou porções; Partilha significa divisão equitativa (ou não) de bens materiais e imateriais. Se nos bens materiais, há partilha de coisas, heranças, lucros; na partilha de bens imateriais, há ainda partilha de sentimentos, tempo, amizade. Sentimento de cumplicidade e identificação para com a maneira de pensar e/ou sentir entre 2 ou mais pessoas.

20 — Filantropia

Termo que vem do grego philanthropía que significa amor à humanidade ou sentimento de humanidade (humanitarismo).  A palavra filantropia é referente a pessoa com grande generosidade para com os outros seres humanos; aquele que revela filantropia é um filantropo, tem um interesse (não só teórico, mas prático) genuíno pela felicidade alheia e pelo bem-estar dos outros.

21 — Fraternidade

Termo que vem do latim fraternitāte-, com o mesmo sentido. Fraternidade é nome feminino que significa parentesco entre irmãos. O termo também significa relação de união como aquela que existe entre irmãos. A fraternidade é afeto ou carinho entre irmãos. A palavra fraternidade também significa amor ao próximo. Finalmente, a fraternidade também é convivência amigável entre pessoas, comunidades, etc.; relações harmoniosas.

22 — Altruísmo

Termo que vem do francês altruisme [vocábulo que foi  criado  pelo filósofo francês Auguste Comte em 1852, tendo sido criado a partir de autrui, «outrem; o próximo», segundo o modelo de égoïsme, «egoísmo»] com o mesmo sentido. Altruísmo é nome masculino que significa sentimento de interesse e dedicação por outrem.

O termo altruísmo também significa orientação de quem procura garantir o bem de outro(s), mesmo se à custa dos próprios interesses. O altruísmo é a doutrina moral segundo a qual o bem consiste no interesse pelos nossos semelhantes; filantropia. Na Filosofia, altruísmo é a doutrina que considera a dedicação aos outros como norma suprema de moralidade. Outro sentido para o termo altruísmo é abnegação.

23 — Saudade

Termo que significa nostalgia, mágoa, dor; sentimento ou lembrança doce de querer estar com alguém, que, embora possa estar distante e ausente (momentânea ou definitivamente), permanece profundamente presente pelo significado essa pessoa tem. Quando a privação física é imposta pela distância, cria-se a saudade, adensa-se a dor sentida pela necessidade de estar com essa pessoa.

24 — Esperança

O termo esperança vem do latim sperantĭa, particípio presente neutro plural substantivado de sperāre, «esperar». Esperança é nome feminino que significa confiança em conseguir o que se deseja. Esperança é sentimento de crença no desenlace favorável de certa situação; otimismo. No sentido figurado, esperança é pessoa, entidade ou coisa em quem se deposita a expectativa de soluções ou de feitos positivos.

Ainda no sentido figurado, o termo pode significar ilusão. Na Religião, nomeadamente no catolicismo, esperança é a segunda virtude teologal (a par da fé e da caridade), sendo simbolizada por uma âncora, que induz a vontade a confiar na bondade e na omnipotência divinas e a esperar na vida eterna pelos méritos de Cristo.

25 — Amor

É o sentimento que induz à aproximação, à proteção da pessoa pela qual se sente afeição ou atração; o termo amor é o sentimento de grande afeição ou de afinidade forte por outra pessoa (nomeadamente, amor filial, amor materno, entre outros…).

Fonte: NCultura

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s