MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA JUNTA-SE À CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DE SARAMAGO

Entre as iniciativas previstas estão atividades ou exposições gratuitas destinadas ao público mais novo, inspiradas nas obras de José Saramago, previstas para o Museu da Língua Portuguesa.

Vista do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo , e que hoje é  reinaugurado com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, São Paulo, Brasil, 31 de julho de 2021. Marcelo Rebelo de Sousa, está no Brasil para uma visita  de quatro dias ao Brasil, onde participa na cerimónia de reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, e tem encontros previstos com os antigos presidentes Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, e com o chefe de Estado brasileiro, Jair Bolsonaro, bem como representantes da comunidade portuguesa  em São Paulo. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, juntar-se-á às comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, considerando que a obra do escritor tem “grande projeção no Brasil”, anunciaram esta quinta-feira as duas instituições.

O renovado Museu da Língua Portuguesa — que reabriu portas em julho passado, depois de ter sofrido um incêndio — assinou esta quinta-feira um memorando de entendimento com a Fundação José Saramago para que sejam desenvolvidas atividades culturais, que celebrem o centenário do nascimento do Nobel da Literatura.

De acordo com o memorando, a que a Lusa teve acesso, entre as iniciativas previstas estão atividades ou exposições gratuitas destinadas ao público mais novo, inspiradas nas obras de José Saramago, previstas para o Museu da Língua Portuguesa e passíveis de circulação, por exemplo, em “feiras literárias brasileiras”.

Está ainda prevista a “reprodução de material expositivo, criado e fornecido pela Fundação Saramago, em espaços parceiros do Museu da Língua Portuguesa, como museus da rede estadual de São Paulo, espaços públicos de alta circulação”, lê-se no documento.

A parceria entre as duas instituições resultará também em “transmissões cruzadas, nas redes sociais do Museu da Língua Portuguesa, de eventos próprios e/ou de eventos em parceria com a Fundação José Saramago”.

“A par da sua dimensão universal, a obra de José Saramago conhece grande projeção no Brasil, em direta associação com o património cultural e linguístico português”, justificam as duas entidades.

O centenário do nascimento do escritor português José Saramago só acontecerá a 16 de novembro de 2022, mas as celebrações começaram no passado dia 16 de novembro.

Consolidar a presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro, e prestar homenagem à sua figura, como cidadão, são objetivos das comemorações, cujas “linhas gerais” foram anunciadas em junho passado pelo comissário da iniciativa, Carlos Reis, e pela presidente da fundação, Pilar del Río.

Do programa comemorativo sabe-se ainda que contará com a edição de uma fotobiografia, cinco conferências comissariadas pelo escritor argentino Alberto Manguel, um Colóquio de Estudos Saramaguianos no Brasil, a edição de uma moeda comemorativa e um ciclo de cinema pela Cinemateca Portuguesa.

O regresso da ópera “Blimunda”, de Azio Corghi e José Saramago, pelo Teatro Nacional de São Carlos, e a estreia do espetáculo de teatro de rua “A Passarola”, pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, também constam da programação.

A 16 de novembro de 2022, uma centena de escolas do ensino secundário promoverão a leitura, em simultâneo, de páginas dos romances “Memorial do Convento” e “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, num movimento paralelo ao verificado este ano, no início das comemorações.


Fonte: Observador

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s