PARABÉNS, PPPLE! PARABÉNS, IILP!

PPPLE ESTÁ NO AR! | Blogue do IILP

Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE) é uma plataforma online (www.ppple.org), que tem como objetivo central oferecer, à comunidade de professores de português e aos interessados em geral, recursos e materiais para o ensino e a aprendizagem do português como língua estrangeira ou língua não materna – e.g. língua segunda (de região ou país que lhe atribuiu estatuto significativo, mas não é língua materna da maioria da população) ou língua de acolhimento (oficial do país que acolhe imigrantes ou refugiados, que dela precisam para se integrar na sociedade).


O acesso ao PPPLE é gratuito, bastando ao interessado inscrever-se na plataforma, mediante indicação do endereço eletrónico e escolha de uma senha, para ter acesso a documentação que explicita os princípios que informam o Portal (e.g. conceito de proficiência linguística adotado, ou tipo de materiais usados), assim como a unidades didáticas (generalistas ou para públicos específicos), propostas e roteiros didáticos.

O PPPLE teve início em 2011 e é um dos projetos mais bem-sucedidos do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP). Faz parte da política de fortalecimento do IIILP, que teve como embrião o Plano de Ação de Brasília (2010) e foi assumida pelo Instituto sob a forma de projetos capazes de, ao mesmo tempo, produzir recursos linguísticos que espelhem as variedades nacionais do português, capacitem todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) com profissionais e recursos específicos para a sua descrição, ensino e uso, e, em suma, fortaleçam a língua portuguesa no seu todo. O Portal é, assim, concebido, desenvolvido, alimentado e gerido de forma multilateral, funcionando como instrumento de cooperação linguístico-cultural entre os Estados-Membros da CPLP, assumindo um papel de destaque entre as estratégias supranacionais de promoção, difusão e projeção do português no mundo, ao criar um sistema internacionalizado de gestão do ensino de PLE/PLNM.

O PPPLE tem garantido diversos tipos de serviços à comunidade de docentes e estudantes de português pelo mundo fora; além da disponibilização de unidades didáticas produzidas em diferentes países, a equipa do Portal fornece formação de professores em produção de materiais didáticos, nos países que se disponibilizam para as acolher. Se para Brasil e Portugal um projeto deste tipo pode parecer de somenos importância (porque ambos os países possuem abundantes recursos para o ensino de português), o mesmo não pode dizer-se de outros países de língua portuguesa, que têm sido menorizados ou se têm deixado menorizar na sua capacidade de produzir recursos próprios. Podem encontrar-se no Portal unidades didáticas da maioria dos países de língua portuguesa, com exceção de Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial e São Tomé e Príncipe; Bissau, no entanto, acolheu já este outono uma formação do PPPLE, pelo que é de prever que em breve também este país disponha de unidades didáticas específicas.

Neste início de dezembro, o PPPLE ultrapassou um milhão de visitantes! Um milhão! 1 000 000! Se tal ainda fosse preciso, este marco bastaria para demonstrar a importância do projeto e o seu alcance como instrumento difusor do português. Está, pois, de parabéns a equipa do PPPLE, pelo trabalho produzido e pela resiliência. Está de parabéns o IILP, que vai frutificando, apesar de alguns nacionalismos e individualismos serôdios que teimam em querer britar a engrenagem.

Fonte: Diário de Notícias

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s