GERMANO ALMEIDA LANÇA ROMANCE “A CONFISSÃO E A CULPA” NA CIDADE DA PRAIA

O escritor cabo-verdiano Germano Almeida vai lançar, esta sexta-feira, 10, na Cidade da Praia, mais uma obra intitulada “A Confissão e a Culpa”, culminando assim os volumes da Trilogia do Mindelo.

A obra começou a ser escrita alguns anos atrás, quando Germano Almeida publicou em 2018 “O Fiel Defunto”, contando a história de um “grande” escritor que no dia em que ia lançar seu último livro é morto com dois tiros por aquele que considerava seu melhor amigo, adiantou, à Inforpress, Ana Cordeiro sócia da Ilhéu Editora que editou a obra do Germano Almeida.

Dando continuidade à Trilogia do Mindelo o autor lançou, em 2020, o segundo volume denominado “O Último Mugido”, que é centrado muito na figura da viúva do escritor e no cumprimento das últimas vontades dele.

Entretanto, segundo Ana Cordeiro, ainda não se sabia porque é que o “amigo” tinha morto o escritor, daí que “A Confissão e Culpa” veio fechar esta história, ou seja, os leitores ficam a saber as razões que levaram o “amigo” a cometer o acto.

Conforme esta responsável, os livros do Germano Almeida são sempre “muito mais” que um enredo, com foco em imensas problemáticas, tendo ilustrado as histórias de “a trilogia do Mindelo” que se passam na cidade do Mindelo, sendo obras muito viradas para a vida da cidade, para a crise que o Mindelo atravessa.

Ana Cordeiro, indicada por Germano Almeida para falar da obra, acrescentou ainda que as obras retratam a questão da literatura, da relação entre os intelectuais e o poder, as decisões políticas, a falta de investimentos na ilha de São Vicente e, também, sobre o amor, os diferentes tipos de amor que se pode encontrar na sociedade mindelense.

“Um escritor como ele, que publica com a regularidade com que ele tem publicado, é evidente que está sempre a escrever alguma coisa, isso não significa que seja necessariamente um romance pensado para publicação, pode dar e pode não dar, nunca sabemos. Mas ele vai escrevendo, escreve para jornais, crónicas e, por vezes, uma dessas histórias acabam a evoluir, é assim que ele diz que escreve”, caracterizou quando questionado se Almeida tem mais obras em carteira.

O lançamento do livro terá lugar no auditório da Biblioteca Nacional, pelas 17:00, e vai ser apresentado pelo escritor e professor Manuel Brito-Semedo.


Fonte: Balai Cabo Verde

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s