SECRETÁRIO EXECUTIVO DA CPLP RECEBE DIRETOR EXECUTIVO DO IILP

De passagem por Lisboa, após estada em Brasília para a realização da 2ª Formação em Terminologias Científicas e Técnicas Comuns da Língua Portuguesa (TCTC), o Diretor Executivo do IILP, Dr. Incanha Intumbo, efetuou uma visita de cortesia ao Senhor Secretário Executivo da CPLP, Dr. Zacarias Albano da Costa, no dia 29 de novembro, na sede da CPLP.

O Senhor Secretário informou sobre a aprovação do Plano Operacional para a Promoção e Difusão da Língua Portuguesa 2021-2026 e do trabalho em curso para a sua implementação. Destacou os objetivos do Plano: fomentar a articulação institucional por meio de concertação entre o Secretariado e as instituições de ensino dos Estados-Membros e também com o IILP que também está envolvido; identificar ações consentâneas para a promoção da Língua Portuguesa no contexto global e da sua afirmação como língua oficial, de trabalho ou de documentação em organizações regionais e internacionais através da mobilização de diversos atores institucionais.

Agradeceu ainda ao IILP a disponibilidade de integrar o grupo de trabalho para a elaboração dos termos de referência para a implementação das Redes de Escolas Amigas da CPLP e também o grupo de trabalho para o evento Capital da Cultura CPLP, contando com o forte empenho do Instituto para a concretização das várias ações que serão realizadas no âmbito de ambos os eventos.

Felicitou ainda a Instituição pelo sucesso na realização da 2ª Formação das TCTC, destacando o nível de representatividade e os resultados alcançados e informou que o Secretariado Executivo continuará a seguir o desenvolvimento do projeto.

Reiterou todo o empenho em colaborar e trabalhar com o IILP para que a Instituição possa atingir os objetivos específicos da sua missão.

Por seu lado, o Diretor Executivo do IILP elencou sucintamente as atividades realizadas recentemente: o XII Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais de Ensino de Português como Língua Estrangeira do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), realizado na Guiné-Bissau, de 08 a 12 de novembro; e a 2ª Formação em Terminologias Científicas e Técnicas Comuns da Língua Portuguesa, realizado em Brasília de 22 a 26 de novembro. O Diretor Executivo prevê para 2022 a realização de mais 3 cursos do PPPLE (Senegal, Geórgia e Galiza) e também a realização da 3ª formação das TCTC.

O Dr. Intumbo ofereceu ao Senhor Secretário Executivo um exemplar da Revista Platô, referente à publicação dos artigos vencedores do 1º Concurso de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa, informando que o IILP, em mais uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, levará a cabo a realização do 2º Concurso cujo Regulamento e Edital serão lançados no dia 06 de dezembro de 2021.


Imagem: CPLP

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s