CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA SEGUE COM SUA PROGRAMAÇÃO ATÉ 03 DE DEZEMBRO

Em seu primeiro dia, evento discutiu o fomento da literatura em língua portuguesa nos países da CPLP com representantes das entidades do livro. Nomes como Pedro Bandeira, Miriam Leitão e Ignácio de Loyola Brandão participam da programação.

Desde 2016, o Congresso Nacional de Leitura (Conaler), iniciativa da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, com curadoria de Galeno Amorim, ex-presidente da Biblioteca Nacional, conta com uma audiência internacional. Pessoas de países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe ou Timor-Leste interessadas na língua portuguesa e que acompanham de perto o evento.

Pensando nisso, o Conaler se tornou Coninler – Congresso Internacional de Leitura e, até o dia 03 de dezembro, realiza sua edição de 2021 com o tema O fomento da literatura em língua portuguesa nos países da CPLP.

O congresso abriu sua programação na manhã desta terça-feira (29) com uma mesa que reuniu Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL); Zoara Failla, gerente de Projetos do Instituto Pró-livro (IPL) e a professora Regina Brito, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “A língua portuguesa é hoje a quinta língua mais falada no mundo e a primeira no Hemisfério Sul. O português tem apresentado um crescimento exponencial, sobretudo na África, e poderá quase que duplicar os seus atuais 260 milhões falantes até o final do século, de acordo com projeções demográficas das nações unidas”, disse Galeno na abertura do evento. Essa primeira mesa pode ser conferida clicando aqui.

Hoje, o evento continua com a participação da monja Coen às 19h. Ela falará sobre a importância da leitura para a mente e espírito. Em seguida, às 20h, os olhares singulares e plurais sobre a leitura, serão discutidos por Francisco Noa (Moçambique), escritor Ilan Brenman e pela professora Mirian Goldenberg.

A programação completa, que contará ainda com nomes como Pedro Bandeira, Miriam Leitão, Afonso Cruz, Ruy Castro, Heloísa Seixas, Milton Hatoum, Amara Moira, Julio Emilio Braz e Ignácio de Loyola Brandão, você confere clicando aqui. O evento é gratuito e pelo mesmo link você pode se inscrever para assistir a toda a programação.


Fonte: publishnews

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s