FESTIVAL LITERÁRIO CONEXÕES ATLÂNTICAS DE LISBOA HOMENAGEIA MAURICIO DE SOUSA

O Festival Literário Conexões Atlânticas 2021 irá homenagear o desenhista, empresário e escritor brasileiro Mauricio de Sousa, por seus 62 anos de trajetória profissional e sua contribuição social.

O evento acontecerá em Lisboa, entre os dias 26 e 27 de novembro (de forma virtual no canal de YouTube In-Finita), e 3 e 4 de dezembro (presencialmente na Livraria Barata e também com transmissão on-line nas páginas do festival). Na ocasião, outros nomes do cenário literário internacional também serão homenageados.

Devido a sua contribuição para a democratização da leitura, o desenhista é bastante admirado pelos leitores portugueses. Na cidade Amadora, em Portugal, foi homenageado com a criação do Parque da BD Turma da Mônica/Mauricio de Sousa.

Desde 2018, o projeto Conexões Atlânticas tem o intuito de dar continuidade ao trabalho realizado na divulgação da língua portuguesa entre os autores lusófonos, no Brasil e em Portugal, por meio de coletâneas e eventos (presenciais e virtuais), e já divulgou mais de 600 autores nestes três anos.

A In-Finita em parceria com a Livraria Barata – Lugar de Cultura e a Câmara Municipal de Lisboa promovem o evento com o apoio de entidades com relevância à literatura e cultura. Entre elas o Instituto Camões, o Movimento Internacional Lusófono (MIL), a União Brasileira de Escritores (UBE/PE), Focus Brasil Nova York e a Academia Internacional de Literatura Brasileira nos EUA (AILB).

Mauricio de Sousa iniciou sua carreira de ilustrador na região de Mogi das Cruzes, perto de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí, vieram Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Na edição de revistas em quadrinhos, depois de passar pela Editora Abril e pela Editora Globo, assinou contrato com a italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa. Suas criações chegam a cerca de 30 países.

Festival Conexões Atlânticas

Data: 26 e 27 de novembro

Transmissão: Canal de YouTube In-Finita

Data: 3 e 4 de dezembro

Local: Livraria Barata – Av. de Roma 11-A, 1049-047 Lisboa, Portugal

Transmissão: Páginas Festival Conexões Atlânticas


Fonte: MUNDO LUSÍADA

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Uma resposta a FESTIVAL LITERÁRIO CONEXÕES ATLÂNTICAS DE LISBOA HOMENAGEIA MAURICIO DE SOUSA

  1. Afranio Garcia diz:

    PARABÉNS! Excelente iniciativa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s