HÁ 41 ANOS EM ATIVIDADE, PLANTÃO GRAMATICAL JÁ REALIZOU CERCA DE 705 MIL ATENDIMENTOS

Os professores esclarecem dúvidas sobre fonética, semântica, crase, pontuação e regras gerais do português para usuários fortalezenses e de outras localidades

Uma equipe de cinco professores plantonistas atendem os consulentes que buscam o serviço (foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Para auxiliar a comunidade acerca do uso correto da Língua Portuguesa, a Prefeitura de Fortaleza oferta o Plantão Gramatical. O serviço, que é realizado por meio do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), completou 41 anos de atividade no último mês de setembro. Além disso, mesmo em um período atípico de pandemia, o serviço continuou ativo e, neste ano, chegou alcançou o marco de 705 mil atendimentos.

Uma equipe de cinco plantonistas esclarece dúvidas sobre fonética, semântica, crase, pontuação e regras gerais do português. O tempo de atendimento dura, no máximo, três minutos, mas pode variar de acordo com a demanda do consulente. O serviço está disponível pelo telefone (85) 32251979 ou presencialmente, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O Plantão Gramatical atende usuários de outros municípios e estados brasileiros, além de pessoas de outros países. Durante a pandemia de Covid-19, as perguntas relacionadas à área da saúde passaram a ser mais frequentes. Segundo Márcia Linhares, professora do Plantão Gramatical há nove anos, o contexto social é muito importante para o Plantão.

Nesses 41 anos de serviço, foram atendidas muitas curiosidades. Os consulentes têm perfil diverso que vai de advogados a crianças que querem tirar uma dúvida sobre a tarefa escolar. Há ainda um caso inusitado de uma consulente que liga para saber como os professores estão. Além do gesto de atenção, a mulher diz que não esquece o número telefônico do serviço, que continua o mesmo desde a sua fundação.

Fonte: O POVO

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s