MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA VOLTA REPLETO DE NOVIDADES

Após reforma e restauração, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, foi reaberto ao público em julho com novidades

spinner-noticia

Em pleno funcionamento desde a sua reinauguração, em 31 de julho, o Museu da Língua Portuguesa, situado em São Paulo, na histórica Estação da Luz, é um dos programas culturais imperdíveis quando se visita a cidade.  

O museu celebra o idioma por meio de experiências interativas e tecnológicas, de conteúdo audiovisual e de ambientes imersivos. 

Durante o passeio, o visitante é conduzido a conhecer a história e a diversidade do idioma falado por cerca de 261 milhões de pessoas em todo o mundo.

De 2006 a 2015, mais de quatro milhões de pessoas visitaram o museu e tiveram a oportunidade de participar de exposições, de cursos, de palestras e de várias outras atividades. 

Foram promovidas mais de 30 exposições temporárias, homenageando escritores como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Machado de Assis e Fernando Pessoa, além do cantor e compositor Cazuza.  

Algumas experiências já existiam durante os 10 anos em que o museu funcionou, antes do fatídico incêndio que o atingiu em 21 de dezembro de 2015. 

EXPERIÊNCIAS

São quatro andares ocupados com instalações já existentes e com algumas novas. No térreo, o museu se conecta com a Estação da Luz, ganhando um novo espaço de exposição no hall da ala oeste.

O primeiro andar é ocupado exclusivamente por exposições temporárias. Programação no site: museudalinguaportuguesa.org.br.

No segundo e no terceiro andares estão expostos: “Línguas do Mundo”, que destaca 23 das mais de 7 mil línguas faladas hoje no mundo; “Falares”, que traz os diferentes sotaques e expressões do idioma no Brasil; e “Nós da Língua”, que apresenta a língua portuguesa no mundo, com os laços, os embaraços e a diversidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Continuam no acervo as principais experiências, como “Palavras Cruzadas”, que mostra as línguas que influenciaram o português no Brasil; e “Praça da Língua”, espécie de “planetário do idioma” que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e de luz. 

O terraço, localizado no terceiro piso, agora está aberto para visitação, com vista para o Parque da Luz e a Torre do Relógio. 

É uma homenagem feita ao arquiteto que idealizou o projeto original do museu, Paulo Mendes da Rocha, falecido neste ano. O projeto atual é do seu filho, Pedro Mendes da Rocha.

spinner-noticia
spinner-noticia

Fonte: CORREIO DO ESTADO

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s