DICIONÁRIO PORTUGUÊS DA PRIBERAM ASSINALA 25 ANOS NO MUNDO ON-LINE

Desde 1996 até hoje, o tempo passou num “piscar de olhos” e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa assinala o seu 25º aniversário no mundo on-line.

Dicionário português da Priberam assinala 25 anos no mundo online

Em 1996, a Internet como a conhecemos estava a dar os seus primeiros passos. Em Portugal, os serviços digitais disponíveis eram escassos, muitas vezes pagos e raramente estavam na língua de Camões. Mas, foi também nesse ano, no cibercafé Ciberbica, no Chiado, que o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa fazia a sua estreia.

Desde esse dia até hoje, o tempo passou num “piscar de olhos” e o Priberam assinala o seu 25º aniversário. Ainda em 2020, a plataforma registou 261 milhões de pesquisas, ultrapassando em maio desse ano a barreira do milhão de utilizadores, segundo dados do Ranking netAudience divulgado pela Marktest.

Tal como explica a empresa em comunicado, ao longo do tempo, a plataforma também foi se adaptando à evolução das tecnologias e do próprio mundo on-line: da possibilidade de consulta do dicionário através dos primeiros telemóveis com tecnologia WAP, que permitia o acesso à Internet através de redes celulares 2G, à correção ortográfica integrada, passando pela consulta por formas flexionadas ou pela pesquisa “inversa”.

Atualmente, a Priberam tem como um dos seus focos a investigação e criação de soluções de Inteligência Artificial e Linguagem Natural. Em junho de 2020, a empresa lançou a INSIGHT, uma plataforma de inteligência artificial desenhada para servir de apoio aos processos de monitorização tecnológica e de “horizon scanning” na ajuda ao combate à COVID-19. A plataforma é usada para indexar, filtrar e relacionar a informação disponível sobre os desenvolvimentos da doença, de forma a apoiar os investigadores, cientistas, médicos e decisores públicos sobre a pandemia.

Mais recentemente, a empresa deu a conhecer que a plataforma plain X, desenvolvida pela Priberam em colaboração com a Deutsche Welle, já está em funcionamento no aeroporto de Frankfurt. A tecnologia assenta na plataforma HLT (tecnologia de linguagem humana) e oferece legendagem para os boletins noticiosos nos cerca de 200 ecrãs disponibilizados na gare pelo grupo alemão .


Fonte: SAPO

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s