X CONFERÊNCIA DE LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA ACONTECE DIA 22 DIRETO DE MASSACHUSETTS

X Conferência de Literatura em Língua Portuguesa acontece dia 22 direto de Massachusetts

No dia 22 de outubro vai ser realizada a X Conferência de Literatura em Língua Portuguesa com o tema “Em que português nos entendemos? Lusofonia na literatura e as suas derivas da escrita”. O evento será transmitido através da plataforma Zoom, com início previsto para as 10:00 a.m.

De acordo com uma publicação feita pelo Consulado-geral do Brasil em Boston (Massachusetts), o evento terá transmissão direta pela página da Coordenação do Ensino Português nos EUA (CEPE-EUA) no Facebook.

Esta é a décima edição do evento e é organizado pela Coordenação do Ensino Português nos EUA e pelo Centro de Língua Camões na UMass Boston. A conferência conta com o apoio dos Consulados do Brasil, Portugal e Cabo Verde.

Entre os escritores convidados estão Lídia Jorge, de Portugal, João Almino, do Brasil, Augusto Teixeira, de Cabo Verde. Na parte musical, vai estar se apresentando Inês Andrade (piano) e Catarina Ferreira (violoncelo)

Através de uma nota, os organizadores disseram que “a partir do conceito lusofonia, se propõe uma reflexão sobre o papel da língua e das literaturas no processo de construção de identidade no mundo. Neste sentido, debater a herança literária que se revela no contexto de um pós-colonialismo e a que se oculta na excecionalidade do colonialismo português e do tronco luso-tropicalista, situando o discurso no plano da língua e cultura de expressão portuguesa e as suas respetivas ambivalências”.

Além disso, o evento sugere a construção de um caminho de análise, pensando no peso que tais especificidades trazem para a herança histórica e cultural de um povo, uma vez que a língua do antigo centro imperial aviva a memória de relações de poder assimétricas, bem como de mecanismos de repressão identitária efetivados, em grande parte, pela ameaça de um sistema linguístico alheio aos povos subjugados.


Fonte: Brazilian Times

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s