HÉLIA CORREIA, JOSÉ GIL E JOSÉ EDUARDO AGUALUSA VENCEM PRÉMIOS P.E.N. CLUBE

Prémios nas categorias de Poesia, Ensaio e Narrativa serão entregues no dia 25, em Lisboa. Júri não atribuiu o prémio na categoria de Primeira Obra dada “a insuficiente qualidade das obras a concurso”. No ano passado, esta categoria também não teve um vencedor.

Hélia Correia, José Gil e José Eduardo Agualusa vencem Prémios P.E.N. Clube  | Livros | PÚBLICO

 Os prémios do P.E.N. Clube Português distinguiram três obras, de Hélia Correia, José Gil e José Eduardo Agualusa, respectivamente nas categorias de poesia, ensaio e narrativa.

Hélia Correia, com Acidentes, venceu na categoria Poesia, tendo o júri sido coordenado por Rita Marnoto e contado com as participações de Margarida Braga Neves e Ana Mafalda Leite.

Na área de Ensaio, o vencedor foi o filósofo José Gil, com a obra Tempo Indomado. Nesta categoria, o júri foi coordenado por Mário Avelar e composto ainda por Cristina Vieira e Miguel Serras Pereira.

Na área da Narrativa, venceu José Eduardo Agualusa, pelo romance Os vivos e os outros. António Apolinário Lourenço coordenou o júri desta categoria que incluiu também Luís Naves e Sérgio Guimarães de Sousa.

Todos os prémios têm o valor pecuniário de cinco mil euros e vão ser entregues no próximo dia 25 de Outubro, pelas 17h, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do P.E.N. (Poesia, Ensaio, Narrativa) clube.

O Prémio P.E.N. Primeira Obra não foi atribuído dada “a insuficiente qualidade das obras a concurso”, disse à Lusa a mesma fonte. No ano passado, esta categoria também não teve um vencedor.

Na cerimónia de entrega, a presidente do P.E.N. Clube Português, Teresa Martins Marques, vai evocar os vencedores do ano passado — Nuno Júdice (Poesia), João Barrento  ex-aequo com Maria João Cantinho (Ensaio) e Francisco José Viegas (Narrativa) – pois não se realizou o acto de entrega dos galardões, devido à pandemia, e vai ser apresentada, por Guilherme d”Oliveira Martins, a antologia Os Dias da Peste.

Esta antologia surge no âmbito do centenário do P.E.N. Clube Internacional, que está presente em 152 países, e foi um desafio lançado a todos os P.E.N. Clube para que os seus autores contribuíssem com um texto diarístico, conto, narrativa ou poesia, numa das três línguas do Clube: espanhol, francês ou inglês, sobre a temática da peste.

A antologia foi organizada por Teresa Martins Marques e Rosa Maria Fina.


Fonte: PÚBLICO

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s