IILP COMEMORA O 5 DE MAIO COM A CONFERÊNCIA “A LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO SOCIOLINGUÍSTICO DOS PALOP: DINÂMICAS E INTERAÇÕES”

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) realizou em modalidade virtual, ontem, 5 de maio, a Conferência intitulada “A Língua Portuguesa em contexto sociolinguístico dos PALOP: Dinâmicas e Interações”, no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa. O Diretor Executivo do IILP, Dr. Incanha Intumbo, foi o orador da efeméride.

Na referida Conferência, o Dr. Intumbo destacou a decisão que institui o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), “graças ao papel de todos nós que a utilizamos como veículo de comunicação e de acesso ao conhecimento e à cultura.”

“Foi a primeira vez que uma língua não oficial daquela instituição viu ser-lhe proclamado um Dia Mundial, o que assoberba a nossa comunidade, as nossas diásporas e esta instituição em particular”, frisou o Dr. Intumbo.

No aspeto linguístico propriamente dito, o Diretor Executivo do IILP referiu-se que em África, a Língua Portuguesa tem sabido adaptar-se e acompanhar as dinâmicas e os desafios próprios das realidades multilingues dos PALOP, numa interação constante e de coabitação pacífica com base em respeito mútuo com as outras línguas.

Nesse aspeto, admite que o desafiador contexto sociolinguístico dos PALOP constitui um especial caso e assume especial importância, tendo em conta as dinâmicas linguísticas internas dos Estados africanos dos PALOP.

Em conclusão, defende que “por ser uma língua cada vez mais global e de acesso ao conhecimento”, também deve ser a “prioridade fundamental das políticas educativas dos Estados-Membros dos PALOP em particular, porque a têm como língua oficial e do ensino”, portanto, língua de acesso ao conhecimento científico, mas também da cooperação internacional e um dos elementos transversais das políticas nacionais de desenvolvimento dos Estados-Membros da CPLP.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s