PROGRAMA “O MUNDO DA LÍNGUA PORTUGUESA” – RADIOLAVIDE

A Universidade Pablo de Olavide – UPO (em Sevilha), através da sua rádio universitária (RadiOlavide), oferece o programa O Mundo da Língua Portuguesa (OMLP), um espaço que aproxima o ouvinte da língua e cultura dos países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. RadiOlavide é a rádio universitária da Universidade Pablo de Olavide, um projeto educativo e comunitário que em 2021 completa cinco anos e que está ao serviço de toda a sociedade, sendo a primeira estação de rádio universitária criada na capital da Andaluzia.

O projeto do OMLP (claramente de teor pluricêntrico e voltado às vozes plurais da língua portuguesa ao redor do mundo), que foi lançado durante o ano acadêmico 2019/2020 na UPO, é o primeiro do seu gênero na província de Sevilha e oferece um ponto de encontro e intercâmbio cultural e linguístico com o mundo lusófono. É transmitido às terças-feiras, às 13:00, e quintas-feiras, às 18:00 (horário de Madri), em radiolavide.org

“Estamos muito contentes com a repercussão do programa. Recebemos felicitações de diferentes países de todo o mundo e, pelo lado acadêmico, estamos também satisfeitas por saber que um projeto que faz parte de uma tese doutoral já pode ser utilizado como ferramenta nas aulas de PLNM – Português Língua não Materna”, explica Giselle Menezes Mendes Cintado, doutoranda na UPO em História e Estudos Humanísticos: Europa, América, Artes e Línguas, professora de Português no Serviço de Idiomas da Olavide e criadora deste espaço. Giselle Mendes coordena e apresenta OMLP com a colaboração de Ana Margarida Were (bióloga e também responsável pelo programa Mundo Sostenible na RadiOlavide), Beatriz Padrón (autora da página Nem bom vento ilustraciones), Elizabeth França (criadora do blogue misturasdodiadia.blogspot.com), Gabriela Morandini (@aprendaportuguesonline  Instagram) e a professora do Porto, Maria João Barbosa.  Miryam Toro Pazos é responsável pela realização técnica e o apoio da rádio universitária é feito pela gestora da RadiOlavide, Noelia Cameron Núñez.

O programa O Mundo da Língua Portuguesa, cuja canção temática, “O nosso Sol”, é composta (tanto música como letra) pela própria Giselle Mendes, apresenta seis blocos temáticos tendo como pano de fundo aspectos relevantes da cultura, arte, música, literatura e ensino de PLE, POLH e afins, entrevistas com renomados docentes da área de PLNM e com estudantes universitários que tiveram experiências de estudos em algum país da CPLP, além de um bloco específico sobre o meio ambiente e a natureza dos países de língua portuguesa.


Fonte: Observatório da Língua Portuguesa

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s