PROFESSORES SERÃO PREMIADOS EM OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Vinicius Gabriel Andrade, Werverton Rosa e Andrae Nogueira, estudantes da Escola Estadual em Tempo Integral José Vieira de Sales Guerra, chegaram à fase final e ganharam medalhas de bronze e prata.

Este ano, a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro terá um novo formato, em função da pandemia da covid-19, e irá premiar os melhores relatos de práticas realizados pelos professores. Os relatos de práticas serão produzidos pelos docentes a partir do trabalho desenvolvido com a turma de estudantes dentro dos cinco gêneros do concurso: poema, memórias literárias, crônica, artigo de opinião e documentário.

O tema da Olimpíada é “O lugar onde vivo” e podem participar professores do 5° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. O processo de seleção terá cinco etapas: escolar, municipal, estadual, semifinal e final

Para a coordenadora da olimpíada na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Elenice Pereira Prado, será muito importante a participação dos professores nesta 7ª edição, uma vez que o foco será o trabalho do docente.

“A olimpíada traz uma nova proposta em cada edição. Essas revisões buscam a melhoria da leitura e escrita dos estudantes. Nesta edição, a novidade é o relato de prática, onde o foco será o protagonismo do professor, valorizando seu trabalho didático-pedagógico. Serão disponibilizadas diversas ferramentas para auxiliar o trabalho do corpo docente na escola”, explicou Elenice.

Nos relatos, os professores devem abordar os desafios, dificuldades, discussões, reflexões e conquistas da turma durante o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os relatos devem ser acompanhados de vídeos, fotografias, áudios e produções dos estudantes. O relato de prática premiado também reconhecerá o trabalho de toda a turma.

As premiações estão entre notebooks e assinatura de periódicos para os docentes, além de certificado e leitor de livro digital para as respectivas turmas. As escolas dos vencedores receberão como prêmio acervo para biblioteca.

O concurso é uma iniciativa do MEC (Ministério de Educação) e Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Para auxiliar os professores com esse novo formato de olimpíada, será realizado o curso online “Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas”. As inscrições começam na segunda-feira, 5, às 10h (horário de Brasília), por meio do site http://www.escrevendoofuturo.org.br.

Serão ofertadas 600 vagas e as inscrições vão até o dia 11 de abril, ou até o preenchimento de todas as vagas. Também haverá um webinário oferecido pela equipe técnica do Programa Escrevendo Futuro, para tirar dúvidas dos docentes.

O evento terá tradução em Libras e será transmitido na quarta-feira,7, a partir das 17h (horário de Brasília), por meio das seguintes plataformas digitais: site (www.escrevendoofuturo.org.br), Facebook (@olimpiadalp.escrevendo.futuro) e Yotube (OlimpiadaLP Cenpec).

Roraima foi destaque em 2019

Na última edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, seis estudantes de quatro escolas de Roraima (Escola Estadual Mario David Andreazza, Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar, de Boa Vista; Escola Estadual Padre Eugênio Possamai, de Mucajaí; e Escola Estadual em Tempo Integral José Vieira de Sales Guerra, de Caracaraí) foram classificados para etapa regional, que aconteceu em São Paulo (SP).

Vinicius Gabriel Andrade, Werverton Rosa e Andrae Nogueira, estudantes da Escola Estadual em Tempo Integral José Vieira de Sales Guerra, chegaram à fase final e ganharam medalhas de bronze e prata.


Fonte: Folha BV

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s