CONTINUIDADE DA APOSTA NA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DE TIMOR-LESTE

No âmbito do projeto Consultório da Língua para Jornalistas (CLJ) – 2.ª Fase, no dia 1 de março de 2021, teve início o curso de formação de língua portuguesa dos níveis A1/A2 (básico). A formação conta com 25 profissionais de diferentes órgãos de comunicação social. Para este ano, o projeto prevê a existência de duas turmas, uma para os níveis A1/A2 e outra de nível intermédio B1/B2.

No que respeita à língua portuguesa, o projeto irá atuar em duas dimensões: na formação geral dos jornalistas e no apoio direto às redações e aos formandos.

O CLJ – 2.ª Fase é um projeto de cooperação entre o Camões I.P. e a Secretaria de Estado para a Comunicação Social de Timor-Leste, executado pelo Centro de Formação Técnica em Comunicação, que tem por objetivo capacitar os profissionais de comunicação social timorenses para a transmissão de informação fidedigna ao público em língua portuguesa, contribuindo assim para o aumento da literacia mediática, económico-financeira e jurídica e para o fomento do conhecimento geral da população.

A 1.ª Fase do Projeto, entre 2016 e 2020, contribuiu para a melhoria das competências de português de 211 jornalistas e profissionais do Governo. Foram também publicadas, com apoio do Projeto, cerca de 14 mil conteúdos informativos em língua portuguesa.

O projeto conta atualmente com quatro formadores de português, sendo que dois apoiam diretamente as redações e os revisores linguísticos timorenses. Os restantes professores lecionam cursos de formação de Português para Jornalistas. Estão previstos, no decorrer deste ano, mais dois formadores de Jornalismo, que irão ministrar formação técnica aos profissionais de comunicação social.

O crescente número de conteúdos informativos publicados em língua portuguesa e a adesão dos jornalistas aos cursos do “Consultório da Língua para Jornalistas – 2.ª Fase” (CLJ) revelam um maior interesse dos órgãos de comunicação social pela língua portuguesa.


Fonte: Camões, I.P

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s