PORTUGAL E BRASIL CRIAM CLUBE DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA

Clube de Leitura em Língua Portuguesa visa promover o desenvolvimento sustentável, da ONU, através de livros infantis.

Portugal e Brasil anunciaram o projeto, com o apoio da ONU, que pretende incentivar o acesso aos livros infantis na internet.

O clube reunirá obras infantis e juvenis, que ficarão disponíveis na plataforma das Nações Unidas, que já conta com livros de outros países e idiomas.

O diretor adjunto da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas de Portugal, Bruno Duarte Eiras, citado pela ONU, acredita que “os livros têm o poder de nos auxiliar a compreender o mundo que nos rodeia”.

Por seu turno, o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Vitor Tavares, afirmou que existem muitos títulos e catálogos sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que ajudam a explicar os desafios na hora de concretizar as metas de desenvolvimento sustentável até 2030.

O Clube da Língua Portuguesa será apresentado na próxima edição da Feira do Livro de Bolonha, a realizar em abril de 2021. O clube segue modelos já criados na Noruega e na Indonésia para formar novas gerações de líderes, agentes de mudança e inovadores em todo o mundo.

O Clube de Leitura sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, foi lançado na Feira do Livro Infantil de Bolonha em 2019 e tem como público-alvo crianças de 6 a 12 anos de idade e funciona nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês (mandarim), inglês, francês, russo e espanhol.

O Cluibe de Leitura de Língua Portuguesa tem como membros a APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros; CBL – Câmara Brasileira do Livro; FEBAB – Federação Brasileira de Bibliotecas;  FNLIJ – Seção Brasileira do IBBY e a DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

O projeto conta, igualmente, com o apoio institucional da República de Portugal, da Fundação do Livro Infantil e Juvenil, e da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições e outras entidades no Brasil e Portugal.


Fonte: Plataforma

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s