ANO LETIVO NO LUXEMBURGO ARRANCA COM NOVOS CURSOS DE PORTUGUÊS

As matrículas nos cursos de língua portuguesa podem ser feitas entre os dias 15 e 23 de setembro, presencialmente nas escolas ou através da internet.

O regresso às aulas no Luxemburgo, este ano, é marcado por uma maior oferta educativa no ensino da língua portuguesa. Isto inclui cursos da língua no ensino pré-escolar, fundamental e secundário, bem como cursos de português para estrangeiros. Segundo a Coordenação de Ensino Português no Luxemburgo (CEPL), existem cerca de 3.000 alunos que querem aprender a português no Grão-Ducado. 

“Durante o ano passado, apesar das condicionantes que todos vivemos, pudemos verificar o amor e o apego que as crianças, jovens e adultos manifestaram em relação à Língua Portuguesa, o que nos permitiu alargar, no presente ano letivo, a nossa oferta formativa”, escreveu em comunicado a CEPL.  

Além dos cerca de 250 cursos distribuídos pelo país, este ano vão ainda arrancar cursos paralelos de língua e cultura portuguesas em três novas localidades – Mondorf-les-Bains, Rumelange e Wiltz – bem como nas escolas Gaffelt (em Dudelange) e Woiwer (em Differdange). 

Haverá também cursos complementares em três escolas de Differdange (Centre, Fousbann e Niederkorn) e o projeto “Língua Portuguesa no Ciclo 1” arranca em duas escolas nas comunas de Sanem, Chemin Rouge e Kannercampus.

No Luxemburgo, a maioria dos alunos dos cursos de português são crianças, jovens e adultos, “para quem a língua portuguesa tem um significado especial”, explica a coordenação que garante que a procura do estudo desta língua é cada vez maior representado “uma mais-valia para o futuro, nomeadamente pela sua importância crescente no mercado de trabalho”.

Apesar das matrículas nos cursos de português realizarem-se através de um sistema de inscrição online, a Coordenação de Ensino de Português no Luxemburgo vai permitir que inscrição possa ser efetuada ou confirmada presencialmente nas escolas entre os dias 15 e 23 de setembro, ou através do contacto direto com a Coordenação de Ensino através do telefone 24 69 55-1, email (cepe.luxemburgo@camoes.mne.pt / nepl@education.lu) ou da página da Coordenação. Os horários de funcionamento dos cursos estarão afixados nas respetivas escolas ou liceus, a partir desta terça-feira.


Fonte: Contacto

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s