ATRIZ BIA BORINN É EMBAIXADORA DE INICIATIVA QUE PROMOVE A LÍNGUA PORTUGUESA NOS EUA

“Quero manter viva a nossa língua e nossa cultura, principalmente para crianças”

Longe das telinhas, onde atualmente vive a vilã Úrsula da série “Experimentos Extraordinários”, exibida na TV Cultura, a atriz Bia Borinn também mexe na vida real com o imaginário de muitas crianças. Vivendo nos Estados Unidos desde 2014, ela resolveu ensinar português e cultura para crianças brasileiras que também moram por lá. Além disso, ao lado do marido – o também ator Eduardo Munniz -, ela criou o podcast infantil “História de Boca”, projeto que traz histórias narradas para o público infantil e que já conquistou crianças de 39 países.

“Quando me mudei para Nova York, queria muito fazer algo com a comunidade brasileira, mas como atriz. Já tinha um canal no Youtube como apresentadora, que está no ar até hoje, o NYTipsBR, mas queria fazer algo diferente como atriz. Pesquisei e vi que existia uma demanda para crianças. Pensei: ‘Vou contar histórias em português’. Só que me contrataram como professora de português como língua de herança. Foi bem desafiador. Comecei com dois alunos, terminei com 12. Fundei com uma amiga o Brazilian Play and Learn em maio de 2017. Já tivemos até agora mais de 200 alunos entre grupos e aulas privadas e online. Fazemos também eventos para as famílias, como festa junina, Carnaval, Dia das Crianças. Queremos manter viva a nossa língua e nossa cultura, principalmente para as crianças”, conta Bia Borinn sobre o projeto.

Bia revela também como que a criação do podcast “História de Boca” veio para complementar o projeto para as crianças: “O podcast tem um alcance fenomenal. Estamos em 39 países. Recebemos recados de crianças da Alemanha, Dinamarca, República Tcheca, Itália, Austrália, Estados Unidos e do Brasil. Na pandemia vimos como este trabalho é importante. Tiramos crianças da frente das telas para soltarem a imaginação, além de promover que crianças que estão no exterior, como é o caso dos meus filhos, de ouvirem a língua de herança. É demais!”.

A atriz comemora poder levar cultura e educação para crianças, mantendo a identidade delas com o país em que possuem história. “Cultura e educação são a mesma coisa para mim. E isso deve vir sempre na vida de uma pessoa, desde criança. Ir ao teatro, cinema, museu, circo, concertos. Faço este trabalho também porque me adoro desafiar, fazer coisas que não fiz antes”, explica.


Fonte: ABC do ABC

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s