PRÉMIO OCEANOS 2020 RECEBE 1.872 INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÃO DE ESCRITORES DE 11 NACIONALIDADES

O programa do “Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa” 2020, que se estende até o mês de Dezembro, este ano recebeu 1.872 inscrições de escritores de 11 nacionalidades, informou a Associação Oceanos Expressivos da Língua Portuguesa.

Prémio Oceanos 2020 recebe 1.872 inscrições e participação de escritores de 11 nacionalidades

Em comunicado, a referida associação adianta que este prémio se destina a poetas, escritores, professores, pesquisadores, críticos literários, jornalistas e leitores em geral.

O mesmo tem como “objectivo promover a valorização e a divulgação da literatura em Língua Portuguesa e o intercâmbio cultural, com acções de incentivo à pesquisa, formação, produção e difusão da Língua Portuguesa”.

Conforme a nota, o programa do “Oceanos” estende-se até Dezembro de 2020, estando dividido em três etapas de eleição de 50 livros semifinalistas entre os inscritos, eleição de 10 finalistas entre os 50 semifinalistas e eleição dos vencedores entre os 10 finalistas.

Com 400 livros a mais do que na edição anterior, o Oceanos 2020, segundo a organização, recebeu inscrições de escritores de 11 nacionalidades, sendo Angola com 11 livros, Argentina dois, Áustria um, Benin um, Brasil 1.574, Cabo Verde sete, Espanha quatro, Moçambique dez, Peru um, Portugal 156 e Uruguai dois, além de dois luso-angolanos e dois luso-brasileiros todos escrevendo e publicando originalmente em língua portuguesa, principal critério do prémio.

O número de editoras inscritas totaliza 450, o maior entre os anos anteriores do prémio, tendo a mesma fonte adiantado, que neste ano, as edições do próprio autor somam 162 livros, representando 8,6% do total das inscrições. Entre as categorias avaliadas pelo júri do Oceanos, a poesia conta com 849 livros que correspondem a 45,4% das inscrições.

Os romances somam 588 obras e representam 31,4% do total, os livros de contos têm 289 inscrições que perfazem 15,4%, seguidos por 109 volumes de crónicas correspondente a 5,8% e 37 obras de dramaturgia equivalente a 2%.

Neste primeiro momento, ainda segundo a mesma fonte, um júri composto de 88 profissionais, nomeadamente, professores de literatura, críticos literários, escritores, poetas e jornalistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, lê e avalia as obras inscritas para escolher as 50 semifinalistas, que serão divulgadas em Agosto.

O valor total do prémio desta edição soma 250 mil reais, o livro vencedor receberá 120 mil, o segundo lugar 80 mil e o terceiro, 50 mil.

Em 2020, o prémio segue com o patrocínio do Banco Itaú do Brasil e da República de Portugal, o apoio do Itaú Cultural, responsável também pela governança do prémio e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, além do apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A Associação Oceanos Expressivos, com sede no Brasil e em Portugal, tem o desafio de organizar e difundir de maneira ampla o legado cultural da literatura em língua portuguesa.

A Associação Oceanos Expressivos da Língua Portuguesa tem como fim a valorização da língua portuguesa. Promove o intercâmbio cultural, com acções de incentivo à pesquisa, formação, produção e difusão de conhecimento nas mais diversas formas de expressão.


Fonte: Sapo

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s