MENSAGEM DE COMEMORAÇÃO DO DIA 5 DE MAIO

Captura de Ecrã (44)

Caros irmãos em língua portuguesa, as minhas saudações.

Exmos,

Celebramos, hoje, 05 de maio, o dia da nossa língua. A língua que nos une a todos nós, de Portugal a Moçambique, de Macau, passando por Timor e pelas nossas diásporas, indo até ao Brasil, a ferramenta que nos dá acesso ao conhecimento, à nossa história comum, à língua que facilita os nossos negócios e na qual partilhamos e debatemos as nossas políticas e a cooperação internacional.


Uma língua cuja importância vem sendo reconhecida um pouco por todo o mundo, por Estados e organismos que manifestam interesse em aderir à nossa comunidade. Uma língua que permite o acesso a um vasto repertório literário e científico de valor cultural incalculável.
Uma língua “… em crescente expansão pelos quatro continentes. Utilizada por mais de 265 milhões de falantes e é a língua mais utilizada, ou falada, no Hemisfério Sul. De forma que a CPLP se congratula com esta decisão para que a língua portuguesa seja uma língua, cada vez mais, relevante no contexto global e seja uma língua, cada vez mais importante, à escala mundial.”- Embaixador Francisco Ribeiro Telles, Secretário Executivo da CPLP.

Na sequência desta dinâmica, a CPLP adotou em 2008 a estratégia de internacionalização do português, e em 2009 instituiu o 5 de Maio como dia da Língua Portuguesa.
Neste 5 de Maio, o primeiro após a UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura ter anunciado a decisão de tornar o Cinco de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), cuja missão fundamental é: “a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico e tecnológico” congratula-se com esta dinâmica da nossa língua, saúda todos os falantes da língua portuguesa e expressa o seu reconhecimento aos seus parceiros e técnicos que arduamente têm trabalhado nos projetos do IILP, tais como o Vocabulário Ortográfico Comum (VOC) que resulta dos vários Vocabulários Ortográficos Nacionais dos Estados membros (VON’s), o portal do Professor de Português, Língua Estrangeira (PPP/LE), a Comissão de Ortografia da Língua Portuguesa (COLP), o projeto de Terminologias Científicas e Técnicas Comuns (TCTC), o projeto das Bolsas de Cientista Convidado (BCC), a Revista Platô. Também estão de parabéns os órgãos do IILP, a DE e o Conselho Científico, as Comissões Nacionais e os nossos parceiros.
O sonho de a nossa língua ser conhecida e reconhecida internacionalmente já é uma realidade. Agora temos que seguir a onda crescente de expansão e do interesse pela nossa língua e implementar as ações e comportamentos compatíveis, como indivíduos e Estados falantes de uma das línguas mais procuradas internacionalmente, e sermos proativos na procura de soluções objetivas que permitam a materialização do desafio do IILP que é conseguir dar resposta à crescente manifestação de interesse de povos de tradição linguística não portuguesa que desejam conhecer e ter acesso à nossa língua.
Como Diretor Executivo deste Instituto, faço votos para que a nossa língua se torne cada vez mais relevante no mundo de negócios, da ciência, da cooperação internacional e da política.

Fique em casa e siga as recomendações das autoridades competentes.

Incanha Intumbo.

Diretor Executivo do IILP.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s