17 WEBSITES ONDE PODE DESCARREGAR GRATUITAMENTE EBOOKS EM PORTUGUÊS

Em tempos de isolamento social, o papel da tecnologia no acesso à cultura torna-se ainda mais relevante. Nesse sentido, apresentamos aqui 17 websites que disponibilizam, gratuitamente, livros e periódicos em formato digital:

Project Gutenberg

O Project Gutenberg oferece-lhe mais de 38.000 livros eletrónicos gratuitos: escolha entre livros grátis em formato epub ou livros grátis em formato kindle, descarregue-os ou leia-os em linha.

Mantemos ebooks de elevada qualidade: todos os nossos livros eletrónicos foram previamente publicados por editores genuínos. Digitalizámo-los e revimo-los cuidadosamente com a ajuda de milhares de voluntários.

Biblioteca Digital Camões

A Biblioteca Nacional Digital (BND) tem como objetivo oferecer o acesso em linha, universal e gratuito, a conteúdos digitalizados de manuscritos e impressos – sejam livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia ou música – das coleções da BNP, da Biblioteca Pública de Évora e, também, pontualmente, da Biblioteca da Ajuda.
 
Nesse sentido, é prioridade principal da BND promover as coleções patrimoniais, democratizar o seu acesso, servir uma cada mais vasta comunidade de utilizadores e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação dos originais, especialmente os mais antigos, mais raros ou mais frágeis, entre outras prioridades que contemplam também as de oportunidade de digitalização de conteúdos para projetos culturais ou científicos, ao nível nacional, comunitário ou internacional.

Biblioteca Digital Nacional

A Biblioteca Nacional Digital (BND) tem como objetivo oferecer o acesso em linha, universal e gratuito, a conteúdos digitalizados de manuscritos e impressos – sejam livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia ou música – das coleções da BNP, da Biblioteca Pública de Évora e, também, pontualmente, da Biblioteca da Ajuda.
 
Nesse sentido, é prioridade principal da BND promover as coleções patrimoniais, democratizar o seu acesso, servir uma cada mais vasta comunidade de utilizadores e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação dos originais, especialmente os mais antigos, mais raros ou mais frágeis, entre outras prioridades que contemplam também as de oportunidade de digitalização de conteúdos para projetos culturais ou científicos, ao nível nacional, comunitário ou internacional.

Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa

Nossa Biblioteca Digital é uma das poucas no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis.
 
Projeto nascido no NUPILL – Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística e no LAPESD – Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos, a Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa é o maior banco de dados de história literária de literaturas brasileira e portuguesa que existe, aberta a usuários de interesses bem variados, do leitor diletante ao pesquisador especialista.
 
Além da consulta às obras digitalizadas, é possível acessar um catálogo com dados biobibliográficos dos autores brasileiros e portugueses; também estão disponíveis documentos do acervo pessoal de alguns autores do Estado de Santa Catarina. Nosso banco é uma rica fonte de pesquisa sobre história literária, sendo possível realizar pesquisas a respeito dos autores, das obras publicadas, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras.

Biblioteca Digital do Alentejo

A BDA constitui um fundo documental regional em suporte electrónico, propondo a conversão a formato digital de obras, quer impressas quer manuscritas, relativas à Região do Alentejo (temáticas ou autores alentejanos). Reúnem-se dois conceitos: o de biblioteca patrimonial e o de divulgação do conhecimento sobre a região. A BDA coloca on-line obras de âmbito literário, cientifico, memorialístico ou periodístico.

Bibliotrónica Portuguesa

São objetivos da Bibliotrónica Portuguesa oferecer o acesso livre, gratuito e on-line, à leitura em português; apoiar a divulgação de novos escritores, sem excluir os já consagrados, publicando inéditos literários e científicos em português devidamente editados; promover a reflexão sobre a prática de edição em português. Porque uma língua que deixa de servir a produção de ciência e de literatura tende a condenar-se; uma língua que deixa de se cuidar tende a deixar de servir.

luso livros

E-books em Português Europeu (pt-pt) que já se encontram em domínio publico para dispositivos móveis que poderás ler no teu ipad/iphone ou dispositivo android.

Nativos Digitais Lêem +

Esta página tem como objetivo servir de suporte documental ao projeto «Nativos Digitais Leem Mais», iniciativa de promoção da leitura digital junto de alunos do ensino secundário, apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares no âmbito candidatura «Ideias com Mérito».
 
Serão aqui referenciadas e disponibilizadas obras literárias em formato ebook, em domínio público, de produção própria ou de produção externa e comprovada qualidade. Serão também referenciadas obras que, embora fora do domínio público, são disponibilizadas gratuitamente pelo editor e/ou autor.

Portal Domínio Público

O “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
 
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
 
Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.
 
Adicionalmente, o “Portal Domínio Público”, ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais – de modo que a “preservação de certos direitos incentive outros usos” -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

Imprensa Nacional Casa da Moeda

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda cumpriu em 2018 dois séculos e meio de atividade de edição livreira, um percurso iniciado em 1768 com o estabelecimento da Imprensa Régia, que passa em 1833 a designar-se Imprensa Nacional, herdeira de uma ampla experiência editorial e de um vastíssimo catálogo.
 
A preservação e divulgação da memória e do património comuns da cultura portuguesa aliadas a uma contínua renovação constituem a missão de que está investida a área editorial da Unidade de Edição e Cultura da INCM. A renovação aliada à memória: a par de obras e autores consagrados, de temas e coleções tradicionais, surgem novos autores e inauguram-se coleções que conferem à linha editorial da editora pública o timbre que a mantém em consonância com a contemporaneidade.

Alma Mater

ALMA MATER é a Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra, constituída por um vasto acervo de obras, em geral publicadas antes de 1940, valorizando importantes núcleos que integram o rico património bibliográfico e documental das bibliotecas de diversas faculdades, como é o caso da Faculdade de Direito, da Faculdade de Letras, do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Biblioteca Geral.
 
Nesta biblioteca digital encontramos livros antigos, manuscritos, cartas, fotografias, desenhos, etc. e parte de espólios de autores formados pela Universidade de Coimbra, e outros que passaram por Coimbra, e aqui deixaram a sua produção intelectual.

Biblioteca Digital da Faculdade de Letras do Porto

A Biblioteca Digital é um serviço da Biblioteca Central que tem como objetivo principal a edição, em formato digital, das publicações da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Para além das diversas séries da revista da FLUP e de todas as outras publicações periódicas, a Biblioteca Digital disponibiliza, também, as edições monográficas, nomeadamente anexos da Revista, atas de congressos, homenagens e outras coleções.
 Subjacente à criação deste serviço está uma filosofia de abertura, visibilidade e de acesso aberto à informação que se produz no âmbito da atividade académica e científica desenvolvida na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Hemeroteca Digital

A Hemeroteca Digital, sítio da Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML), tem por objetivo a construção duma biblioteca digital de jornais e revistas caídos em domínio público. Com este projeto pretende-se criar um sítio de referência para a consulta em linha e difusão pública do universo fascinante da imprensa periódica portuguesa.
 
Disponibilizamos, assim, através da Internet, em formato HTML e PDF, diversos títulos de publicações periódicas, com destaque para as coleções digitais de periódicos do fundo local e histórico, completadas com fichas históricas de apresentação dos jornais e revistas, raridades bibliográficas relacionadas com a imprensa escrita, e bibliografia de referência para o estudo e consulta do acervo bibliográfico da HML.
 
Disponibilizamos ainda outros recursos informativos, resultantes da atividade cultural e científica da biblioteca, bem como o acesso a serviços eletrónicos, que simplificam muito o contacto do utilizador com a HML.

Biblioteca Nacional Digital do Brasil

A BN Digital materializa duas das tradicionais missões das bibliotecas nacionais: preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo.
 
Ao ser criada, a BN Digital tinha propósitos bem definidos que ainda se mantêm como objetivos de sua existência, são eles:
 
– Ser fonte de excelência para a informação e a pesquisa;
– Ser veículo disseminador da memória cultural brasileira;
– Proporcionar conteúdo atualizado e de interesse dos usuários;
– Alcançar públicos cada vez maiores, neutralizando as barreiras físicas;
– Atender interesses das diversas audiências (pesquisadores profissionais, estudantes, público “leigo”);
– Preservar a informação através de sua disseminação;
– Preservar os documentos originais evitando o manuseio desnecessário;
– Ajudar instituições parceiras na preservação e acesso à memória documental brasileira;
– Reunir e completar virtualmente coleções e fundos dispersos fisicamente em diversas instituições;
– Aumentar os conteúdos em língua portuguesa disponíveis na web; e
– Replicar para instituições interessadas através de cursos, estágios e treinamentos as tecnologias, normas e padrões adotados na gestão de conteúdos digitais.

Biblioteca Digital de obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP

A BIBLIOTECA DIGITAL DE OBRAS RARAS, ESPECIAIS E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA DA USP é a 2a. edição revista e ampliada da Biblioteca Digital de Obras Raras da USP inaugurada em 29 de outubro de 2003, com apoio do CNPq por meio de um projeto do SIBiUSP e da Comissão Central de Informática, coordenado pela Profa. Dra. Laura de Mello e Souza (FFCLH-USP) onde foram digitalizados 38 livros do século XV a XVII. Desde tal época, o SIBiUSP, consciente do seu papel na formação e desenvolvimento do espírito científico e crítico da comunidade uspiana e na democratização do acesso à informação, vem trabalhando para facilitar e agilizar o acesso ao acervo significativo e de alto valor histórico sob a guarda da Universidade de São Paulo.
 
A Biblioteca Digital, lançada em 2013, sob a responsabilidade da Divisão Biblioteca de Obras Raras e Especiais do Departamento Técnico do SIBiUSP, é constituída de material bibliográfico diversificado – livros, folhetos, revistas, jornais dentre outras tipologias cobrindo do século XV a XX – e selecionado segundo parâmetros que o considerem raro ou precioso, definidos pelo SIBiUSP sempre com assessoramento de especialistas na área, podendo incluir obras antigas, mas também obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres. Além disso, inclui documentação histórica da própria Universidade, cujas ações impactam tanto a vida e costumes de diferentes épocas de nosso estado e país, quanto o desenvolvimento nacional de várias áreas do conhecimento.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Minflin

A biblioteca formada por José Mindlin ao longo de sua vida estava organizada em quatro principais vertentes temáticas: assuntos brasileiros, literatura em geral, livros de arte, e livros como objeto de arte em virtude de seus traços tipográficos, de sua diagramação, ilustração, encadernação etc.

O acervo doado à USP em 2006 reúne material sobre o Brasil ou que, tendo sido escrito e/ou publicado por brasileiros, sejam importantes para a compreensão da história e cultura do país. O conjunto é constituído por obras de literatura, história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas. A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin tem o objetivo de expandir seu acervo – torná-la uma biblioteca viva, conforme os ideais de José Mindlin -, adquirindo novos títulos e coleções que dialoguem com as vertentes iniciais do acervo.

Esta Biblioteca, conforme seu o regimento, tem o compromisso de conservar, divulgar e facilitar o acesso de estudantes, pesquisadores e do público em geral ao acervo, e promover a disseminação de estudos de assuntos brasileiros por meio de programas e projetos específicos. Neste sentido, ela tem atuado como um centro interdisciplinar de documentação, pesquisa e difusão científica de estudos brasileiros, da cultura do livro, da tecnologia da informação e das humanidades digitais, tornando-se um órgão de integração de diversas iniciativas acadêmicas, de interesse intersetorial e transdisciplinar.

Biblioteca Digital do Senado Federal

A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 250 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.
 
O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.
 
As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.


Fonte: Projecto Adamastor

 

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s