DOCUMENTÁRIO QUE MOSTRA ORIGEM DO PORTUGUÊS SERÁ EXIBIDO NO MIS

Após passar um tempo na região da Galícia, durante a residência literária, Henrique Komatsu fez descobertas sobre a língua materna.

O documentário foi gravado na região da Galícia. (Foto: Reprodução/documentário)

Para compartilhar o conhecimento que adquiriu na Espanha, durante a residência literária, Henrique Komatsu propôs a exibição do documentário “Pacto de Irmãos”. A obra será transmitida no dia 20 deste mês, a partir das 19h, no MIS (Museu da Imagem e do Som) e é aberto ao público. 

“O documentário é de 2019, foi produzido na Galícia. Fiquei um tempo por lá durante uma residência que convidaram para escrever. Tive que dar aula numa universidade, ensinar os alunos do segundo grau e realizei workshop. Foi uma experiência produtiva, teve encontros entre artistas e escritores”, conta.

Ele é servidor público e comenta que, poucos sabem, mas a língua portuguesa surgiu na Galícia. “Temos a ideia da língua ser vinculada a Portugal, porém o documentário mostra o contrário”, diz.

Henrique esteve na Galícia a convite da editora galega Axóuxere, do Conselho Municipal de Rianxo e da Deputação da Coruña. Na bagagem, trouxe para Campo Grande um pouco da história e da cultura dessa comunidade autônoma da Espanha, um tanto ignorada pelos brasileiros.

De acordo com o escritor, a língua portuguesa foi forjada, historicamente, nessa porção da península Ibérica conhecida, desde antes da chegada do Império Romano, como a “Gallaecia”. Agora, Henrique quer apresentar aos moradores da Capital a história da língua singular materna, surgida na região da Galícia: o Galego-Português.

“Uma língua formada por povos e culturas célticas, bárbaras, latinas e muçulmanas e que apenas tardiamente tomou rumo meridional, onde floresceu e tornou-se o idioma oficial de um reino estabelecido mais ao sul do Rio Miño, o reino de Portugal”, explica.

Após a transmissão, Henrique vai aproveitar para lançar seu livro de contos “Ototo”, palavra que em japonês significa “irmão mais novo”. A obra foi publicada pela Editora Confraria do Vento, e trata do silêncio vivido no seio de uma família de imigrantes japoneses radicada no Brasil.

Depois da exibição e do lançamento, os convidados vão entrar numa roda de bate-papo para discutir questões voltadas ao tema do filme e conversar sobre o lançamento do livro. 

Assista ao trailer do documentário aqui 


Fonte: Campo Grande News

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s