IILP PROMOVE EVENTO “A DIVERSIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA”

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), em parceria com a Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) e o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (SE-CPLP) realizaram no dia 25 de novembro, em Lisboa, na sede da CPLP, o Evento intitulado “A Diversidade da Língua Portuguesa”, que integrou o Colóquio “Roteiros e Vivências Interculturais na Diversidade da Língua Portuguesa”.

Cartaz Diversidade Lingua Portuguesa_Digital

O Evento iniciou com as intervenções de boas-vindas do Diretor Executivo do IILP, Dr. Incanha Intumbo, que apontou o papel do IILP no seu propósito de promoção, divulgação, desenvolvimento e internacionalização da Língua Portuguesa. Em seguida, a Presidente da SIPLE, Prof.ª Doutora Viviane Furtoso, frisou a importante parceria entre o IILP e a SIPLE. 

Seguidamente, a Dr.ª Georgina de Mello, em representação do Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Francisco Telles, frisou a importância do português no dia que a UNESCO oficializou o 5 de maio como o dia mundial da Língua Portuguesa.

Em seguida, deu-se início ao Colóquio, moderado pela Prof.ª Doutora Margarita Correia, no qual, a Prof.ª Doutora Edleise Mendes debruçou sobre “Línguas e Culturas em Português: Percursos de aprendizagem em uma Língua Pluricêntrica”. A apresentação refletiu sobre a complexidade de ensino/aprendizagem de português no mundo, bem como os desafios da educação linguística no século XXI.

Usando da palavra, a Prof.ª Doutora Micaela Ramon dissertou o tema intitulado “A literatura como instrumento de promoção de um espaço intercultural lusófono em contextos de ensino-aprendizagem de PL2/PLE”, em que aborda o Texto Literário como recurso didático no âmbito de ensino-aprendizagem de português como língua segunda e as suas especificidades.

Por fim, a Prof.ª Doutora Viviane Furtoso discorreu sobre “Diversidade, multilinguismo e plurilinguismo: aportes para análise e elaboração de material didático de língua portuguesa”, referindo-se aos tipos, às finalidades e às etapas do Material Didático.

Importa referir que o referido Evento ocorreu à margem do XI Curso de Capacitação: Elaboração de Roteiros Didáticos para o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), que se realizou ao longo da semana de 25 a 29 de novembro.

O Curso contou com a presença de participantes, provenientes de diferentes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Polônia e Portugal.

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s