I COLÓQUIO CAMINHOS DA INVESTIGAÇÃO EM LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

A reflexão sobre as questões da investigação científica perde o seu fôlego quando desenvolvida longe do debate crítico necessário para atualizarmos e apurarmos o nosso olhar sobre o objeto de estudo. Partindo desse pressuposto, I Colóquio Caminhos da Investigação em Literaturas de Língua Portuguesa , a ter lugar nos dias 16 e 17 de março de 2020, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, propõe-se a ser o primeiro de outros futuros espaços de interlocução entre os/as estudantes do doutoramento e do mestrado em LLP da FLUC, contando também com a participação de professores/as e de outros/as convidados/as.

Pretende-se, sobretudo, que as comunicações discriminem um tema de pesquisa (em curso ou ainda como um plano futuro), quais as motivações e os desafios atinentes a essa escolha e partilhem, dentro do possível, as estratégias metodológicas a serem utilizadas no desenvolvimento do trabalho. Ainda assim, segue abaixo a distinção de alguns eixos temáticos no intuito de dar maior organicidade ao nosso encontro:

  • Estudos comparados;
  • Estudos narrativos;
  • Estudos do texto poético;
  • Estudos interartes;
  • Estudos pós-coloniais e decoloniais;
  • Teoria e crítica literária;
  • Estudos de géneros literários;
  • Ensino da literatura.

Os interessados em participar com comunicação devem redigir um ficheiro e enviá-lo para o e-mail caminhoslit@gmail.com, até 31 de dezembro de 2019, contendo o título e um resumo de 200 a 300 palavras, para além da identificação do proponente (nome, curso e e-mail). Todas as comunicações não devem exceder o tempo de quinze minutos e não serão permitidas apresentações via Skype. Ademais, todas as propostas serão avaliadas e selecionadas de acordo com parâmetros previamente definidos por uma Comissão Científica constituída por professores da Pós-graduação, com as devidas validações a serem concluídas e publicadas até 15 de janeiro de 2020. Não há taxas de inscrição.


Fonte: Plataforma 9

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.