ASSISTENTE DA GOOGLE JÁ FALA PORTUGUÊS (DE PORTUGAL). E AGORA É OFICIAL

O SAPO TEK já teve acesso à nova funcionalidade nos últimos dias mas só hoje é que a assistente do Google, em português de Portugal, passa a estar disponível, abrindo a porta à entrada de mais equipamentos inteligentes no mercado que suportam a interação por voz.
Assistente da Google já fala português (de Portugal). E agora é oficial

“Hey Google, qual é a temperatura hoje?” Esta é uma das perguntas que vai poder fazer à assistente da Google a partir de hoje, em português, com o lançamento da língua português (de Portugal) que se junta agora a mais de 30 línguas já disponíveis. É verdade que já podia usar a Google Assistant em inglês, ou em português do Brasil, mas o facto de não estar disponível para Portugal fazia com que a Google impedisse a comercialização de algumas soluções que integram com a ferramenta, como colunas inteligentes e outros dispositivos, nomeadamente os que a Lenovo tem lançado e que incluem um SmartClock.

Mesmo as colunas Google Home não estão ainda disponíveis oficialmente em Portugal, apesar de poderem ser compradas em várias lojas e sites, assim como os smartphones Pixel da empresa.

A nova funcionalidade tem estado a ser testada e alguns utilizadores já a tiveram disponível nos smartphones, mas por tempo limitado, há algumas semanas. O SAPO TEK testou, mas não funcionava em todos os equipamentos e por isso decidimos esperar. Já há dois dias a Assistente começou outra vez a falar português – apesar de estar na altura em Amesterdão – e não desapareceu, mas só hoje é que a Google faz o roll out oficial para todos os smartphones Android e iOS que tenham a aplicação instalada.

Esta é a primeira assistente digital em português de Portugal e apesar da Google não divulgar investimento, nem tempo de desenvolvimento, o SAPO TEK sabe que isto representa uma aposta significativa da empresa, num mercado com uma dimensão relativamente reduzida. Apesar do português estar entre o top 5 das línguas na Internet, o português do Brasil tem a fatia de leão, e essa língua já está representada no Google Assistant. Em Portugal são cerca de 10 milhões de utilizadores, nem todos com smartphone e equipamentos Android, e por isso é fácil fazer contas ao que é o potencial face a outras línguas muito mais “poderosas”.

Outras assistentes, como a Siri da Apple, a Alexa da Amazon e a Cortana da Microsoft continuam a não falar português de Portugal, e não há neste momento datas previstas para a disponibilização da língua nestas plataformas, isto apesar da Microsoft
Portugal ter mantido o laboratório de desenvolvimento de linguagem natural em Lisboa.


Fonte: Sapo

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: