PARABÉNS, IILP

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) celebrou o seu 30º aniversário, ontem, dia 05, na sua sede, cidade da Praia, com o evento intitulado “30 anos do IILP”.

Cartaz 30 anos do IILP - cortado .jpg

A celebração iniciou com as palavras de boas-vindas aos convidados do Diretor Executivo do IILP, Dr. Incanha Intumbo, que aproveitou o ensejo para felicitar a instituição, os parceiros e as Comissões Nacionais dos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Dr. Intumbo sublinhou os ganhos obtidos, os desafios e os projetos desenvolvidos durante esses anos.

Seguidamente, a Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Dr.ª Helena Paiva, na qualidade de Decana dos Embaixadores dos países da CPLP acreditados em Cabo Verde, também congratulou a instituição e destacou o Programa de Bolsas de Cientista Convidado do IILP (BCC-IILP), uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, com base numa contribuição extraordinária concedida ao IILP.

O evento integrou também a inauguração de uma exposição que reflete o percurso do Instituto, apresentando os trabalhos realizados durante a vigência das diferentes Direções Executivas.

Do programa constou, ainda, um momento cultural, com declamação de poesias e música executada, pelo grupo já conhecido como “Os amigos do IILP”.

Recorde-se que a instituição tem uma história que começa, oficialmente, a 1 de novembro de 1989, quando os países de expressão portuguesa, por iniciativa do então Presidente da República do Brasil, Dr. José Sarney, se reuniram em São Luís do Maranhão, Brasil, para pensar as bases de uma comunidade de língua portuguesa.

Contudo, o Instituto só se tornaria realidade mais de 10 anos depois, na VI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em São Tomé e Príncipe. Na reunião, foram traçadas orientações para a implementação desse organismo promotor da língua portuguesa.

Esta decisão levou à aprovação dos estatutos do IILP, com a escolha do país que acolheria a sua sede, neste caso a República de Cabo Verde, e a convocação da sua primeira Assembleia-Geral. Esta viria a ser realizada em abril de 2002, com Cabo Verde a ser escolhido para gerir os primeiros anos da existência do Instituto.

Cartaz_2

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s