PARIS CANTOU EM PORTUGUÊS COM PONGO

media

No dia em que a UNESCO aprovou a comemoração anual do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o público parisiense da sala La Cigale repetiu refrões em português da cantora angolana Pongo no âmbito do Festival MaMA. Na plateia estava, também, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva.

Esta quinta-feira, a UNESCO aprovou a comemoração anual do Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de Maio. Horas depois, a música da angolana Pongo pôs os franceses a cantar em português.

À noite, na sala La Cigale e no âmbito do Festival MaMA, a cantora Pongo fez dançar o público parisiense aos ritmos do kuduro e fê-lo cantar versos das suas músicas em português.

Onze anos depois de ter sido a voz do “Wegue Wegue” dos Buraka Som Sistema,  Pongo terminou o concerto com o famoso “wegue wegue”  que foi entoado em coro pela sala. A cantora começou o espectáculo com “Quem manda no Mike?”, o tema que vai ser o primeiro single do segundo EP. A maioria das canções apresentadas fazem parte do seu primeiro disco, “Baia”, como “Kuzola” que aqui deixamos num curto excerto.

Na plateia, estava também o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Vim porque estou aqui para uma conferência na Sorbonne para comemorar os cem anos do ensino de estudos portugueses na época moderna em França e, ao mesmo tempo, a participação portuguesa este ano no Festival MaMA é apoiada pela estrutura Portugal Muito Maior, financiada pelo ministério dos Negócios Estrangeiros. Aproveitei o facto de vir de véspera para assistir a este concerto“, afirmou. 

Quanto a render-se aos ritmos do kuduro, o ministro disse ter dançado “interiormente”. Pongo já tinha feito dançar o Presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, quando foi convidada para actuar no âmbito da Festa da Música.

Esta sexta-feira, Augusto Santos Silva participou no colóquio internacional do centenário do ensino da língua portuguesa na Universidade Sorbonne e fez uma intervenção sobre “língua portuguesa, no cruzamento de línguas e culturas”.


Fonte: RFI

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Uma resposta a PARIS CANTOU EM PORTUGUÊS COM PONGO

  1. Pingback: PARIS CANTOU EM PORTUGUÊS COM PONGO - Torre de Babel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s