VERA DUARTE PARTICIPA NA COLECTÂNEA DE CONTOS DE LÍNGUA MÁTRIA

A escritora cabo-verdiana Vera Duarte participa na colectânea de contos de Língua Mátria que reúne inéditos de 12 autores de Língua Portuguesa, confirmou hoje à Inforpress a autora.

Literatura: Vera Duarte participa na colectânea de contos de Língua Mátria

Vera Duarte, que tem vindo a colaborar em várias antologias ligadas aos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entende que essa é a forma de estreitar os laços entre os países, através de escrita e da palavra.

Para a escritora, é sempre um “prazer e um privilégio” poder ver o seu nome associado a escritores de reconhecida notoriedade não só no espaço da CPLP e escritores pelos quais tem “muita admiração e respeito”.

“O facto de terem-me convidado para participar numa antologia que tem como foco fomentar a colaboração entre as pessoas, os povos, e os países é uma coisa que me interpela e me apraz e sobretudo porque eu estava em companhia extraordinária”, enalteceu.

Vera Duarte participou com um dos três contos que escreveu recentemente intitulados “Contos Crepuscular”.

Informou que os outros dois contos vão ser editados na Galiza (Espanha) e Angola, mas posteriormente, os três contos serão editados em Cabo Verde.

“Contos Crepuscular porque tratam de temas que me interpelam desde sempre e me acompanharam toda a minha vida profissional e agora que estou mais ligada à escrita têm estado a influenciar a minha escrita. Estou a falar de temas como violência baseada no género, pedofilia”, explicou, ajuntando ainda que são temas que falam da necessidade que o mundo actual tem de colaborar com a mulher no seu “processo de emancipação, de reconhecimento e de combate ao esquecimento que às mulheres têm sido dotadas ao longo da escritora”.

A colectânea de contos de Língua Mátria está disponível, em primeira mão e em exclusivo, na Feira do Livro Língua Mátria, que acontece no âmbito do Festival Literário de Língua Mátria, organizado pela Câmara de Oeiras (Portugal), no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, desde 21 e prolonga-se até o dia 29.

Fazem parte desta coletânea David Guela (Angola), João Tongo (Portugal), Luís Cardoso (Timor-Leste), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Mia Couto (Moçambique), Minton Hatoum (Brasil), Ingonguita Diogo (Angola), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Patrícia Reis (Portugal), Teolinda Gersão (Portugal), Waldir Araújo (Guiné-Bissau).

Segundo a organização, o Festival Literário reúne mais de 40 convidados numa programação que oferece mais de 50 actividades de entrada livre, com a presença de alguns dos mais premiados autores de oito países da lusofonia e uma feira do livro.

Entre os convidados, informou, estão o escritor/contista cabo-verdiano e Prémio Camões Germano Almeida, José Rodrigues dos Santos e José Eduardo Agualusa.

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, esteve presente na sessão inaugural do Festival Literário e Feira do Livro de Oeiras, no passado dia 21.

Na tarde de segunda-feira, o governante cabo-verdiano participou de uma conversa com o escritor, músico, cronista e editor discográfico, Kalaf Epalanga sobre as línguas nacionais e a importância da sua valorização, o papel da língua portuguesa nos países africanos no contexto pós-independência, sobre identidade e a importância da livre circulação de artistas e das suas criações. 


Fonte: A Semana

 

 

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s