RIO RECEBE EVENTO SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA DE QUINTA A SÁBADO

Unir povos e homenagear a língua pátria. Esses são os objetivos da sexta edição do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa, que acontece nesta quinta-feira (5), a partir das 14 horas, no Real Gabinete Portuquês de Leitura, na Praça Luiz de Camões, perto da Praça Tiradentes, no Centro do Rio. Na sexta e no sábado (6 e 7), o evento será no Museu da República, no Catete, na Zona Sul. A programação conta com palestras, apresentação poéticas, musicais e lançamento de antologia comemorativa.

Segundo a mentora e organizadora da iniciativa, a cantora e poetisa brasileira Mariza Sorriso, o projeto nasceu em 2013. E desde o ano seguinte, em 2014, vem sendo realizado, anualmente, nas cidades do Rio de Janeiro, Lisboa, em Portugal, e numa capital de língua portuguesa em solo africano. Marisa fala que o evento foi realizado “por exemplo, em 2017, foi em Maputo. Em 2018, em Luanda. A partir deste ano conta com o Apoio Institucional da CPLP”.

Ela comenta que uma das propostas do projeto é promover a inclusão. Segundo a poetisa, os encontros sempre apresentam poetas das mais variadas idades e níveis de vivência poética, renomados e premiados doutores e PHD’s em Letras, ao lado de poetas neófitos.

“Mais de duas centenas tiveram seus dons poéticos despertados através dos nossos Encontros, alguns já com destaque internacional. Até a quinta edição contávamos com mais de 2000 poetas participantes”, revela.

O evento também conta com o lançamento de uma antologia comemorativa: “A Poesia na Rota dos Camões”. O livro conta com a participação de 142 poetas dos países lusófonos. A obra faz homenagem a importantes artistas, como a poetisa e romancista brasileira Maria Firmina dos Reis, o poeta guineense Vasco Cabral e as portuguesas Sophia de Mello Breyner Andresen e Amália Rodrigues pelo centenário. As incrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail, que é encontrodepoetasdalinguaportuguesa@hotmail.com


Fonte: Eu, Rio

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s