INCANHA INTUMBO LAMENTA FALTA DO ENGAJAMENTO DA GUINÉ-BISSAU NO IILP

O Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), o guineense Incanha Intumbo, lamentou, esta terça-feira, 06 de agosto de 2019, a falta de engajamento da Guiné-Bissau no IILP, em relação aos restantes membros da organização lusófona.

INCANHA INTUMBO LAMENTA FALTA DO ENGAJAMENTO DA GUINE-BISSAU NO IILP

“Por vezes, há alguma certa tristeza, porque gostaria que a Guiné-Bissau estivesse na linha da frente em igualdade com os outros países que fazem parte do IILP, se não for possível que mostrasse alguma presença” disse Intumbo.

Em declaração aos jornalistas à saída de uma audiência com o Presidente da República cesssante, José Mário Vaz, Incanha Intumbo lembrou às autoridades guineenses que não está a fazer críticas, mas sim, a apelar para que o país seja “mais interventivo na organização”.

“A Guiné-Bissau falhou vários encontros da organização, nomeadamente as Reuniões Ordinárias dos Conselhos Científicos. Neste momento, existem vários projetos que o IILP pretende implementar na Guiné-Bissau, mas não consegue porque não há uma Comissão ativa no país” referiu.

Apesar da falta de engajamento, Incanha Intumbo realçou a vontade que está a ser demonstrada pelas atuais autoridades do país no sentido de reativar a Comissão Nacional da Guiné-Bissau  e espera que isso aconteça antes do mês de outubro do ano em curso.

Aos jornalistas, o guineense disse que o encontro com Mário Vaz serviu para informar o Chefe de Estado cessante sobre a realização da primeira reunião do Conselho de Ortografia da Língua Portuguesa (COLP), que acontece no mês do outubro no Porto (Portugal), em que a participação da Guiné-Bissau é indispensável, embora o país não tenha enviado ainda o nome dos seus representantes para o encontro.

Incanha Intumbo tomou posse como Diretor Executivo do IILP em dezembro de 2018 para o biénio de 2019-2020.

O IILP é a instituiçao da CPLP que tem como objetivos a planificação e execução de programas de promoção, defesa, enriquecimento e difusão da Língua Portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e o de utilização em fora internacionais.


Fonte: Rádio Jovem

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s