ESTUDANTES DE XANGAI VÃO APRENDER PORTUGUÊS EM COIMBRA

Os alunos da Universidade de Fudan, em Xangai, vão poder frequentar cursos intensivos de verão de língua portuguesa na Universidade de Coimbra, após a assinatura de acordos entre as duas instituições.

Na cerimónia de assinatura, Qu Weiguo, diretor da Faculdade de Línguas e Cultura Estrangeiras da Universidade de Fudan, salientou o crescente interesse dos alunos chineses na aprendizagem do português, segundo um comunicado divulgado ontem pelo Consulado-Geral de Portugal em Xangai.

Os protocolos abrem ainda portas ao intercâmbio de alunos, professores e investigadores com a Universidade de Fudan, “uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior da China”, disse à agência Lusa o vice-reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra.

João Nuno Calvão da Silva defendeu ainda que os memorandos, que envolvem a Academia Sino-Lusófona e as Faculdades de Letras e de Direito da Universidade de Coimbra, “reforçam a centralidade” da Universidade de Coimbra nas relações entre a China, Portugal e a lusofonia.

No mês passado, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Estudos Internacionais de Pequim formalizaram a criação do Centro de Estudos sobre a China e os Países de Língua Portuguesa.

A universidade portuguesa criou no ano passado a Academia Sino-Lusófona e o Centro de Estudos Chineses, em parceria com a Academia Chinesa de Ciências Sociais, e desde 2016 que conta com um Instituto Confúcio.

Os acordos com a Universidade de Fudan foram assinados na sexta-feira passada em Xangai, 10 dias após o Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa ter passado pela cidade chinesa.

A comitiva da Universidade de Coimbra visitou ainda o Centro de Inovação Conjunto em Materiais Avançados Portugal-China, na Universidade de Zhejiang, onde discutiu possibilidades de cooperação nas áreas da ciência e tecnologia.


Fonte: Jornal Tribuna de Macau

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s