INSTITUTO INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA DEVE GARANTIR FINANCIAMENTO COM PARCERIAS

O novo secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) defendeu hoje que o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) deve fazer parcerias com organizações internacionais para garantir verbas para permitam a projeção global do português.

A cultura, em particular a projeção da língua portuguesa, é uma das três grandes prioridades definidas pelo novo secretário executivo da organização, Francisco Ribeiro Telles, que hoje toma posse em Lisboa, só assumindo, no entanto, funções no próximo dia 1 de janeiro.

As outras duas prioridades do diplomata são a mobilidade no espaço CPLP e a política dos oceanos, disse o até agora diplomata português, em entrevista à agência Lusa.

Por isso, no contexto da língua, “é importante a CPLP dotar-se de meios para acompanhar a projeção do português” no mundo. E dessa forma, indica “o reforço do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que está sediado em Cabo Verde, parece-me fundamental. Dotá-lo dos meios financeiros e humanos necessários para que assuma o seu verdadeiro papel”, defendeu.

“Existem as contribuições dos estados membros, mas será necessário reforçar, ou, pelo menos, é necessário que os estados membros cumpram com as suas obrigações financeiras em relação ao IILP. Já isso ajudaria bastante”, afirmou.

“Por uma razão ou por outra, há atrasos nos pagamentos” de cada membro, admitiu, “e isso prejudica o próprio funcionamento do IILP”.

Porém, para garantir que o IILP tenha as receitas necessárias e estáveis para fazer o seu papel de ensino do português, é preciso “tentar também outras formas de financiamento junto de organizações e de projetos a que o IILP possa concorrer”, defendeu.

O português é “uma das línguas que mais cresce no mundo, e hoje em dia há a perspetiva que haja 450 milhões de falantes de português, em 2050, e de 500 milhões até 2100, a maioria dos quais do continente africano”, acrescentou.


Fonte: D.N
Imagem: Inforpress

Sobre O IILP

Objetivos fundamentais: a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais
Esta entrada foi publicada em Notícia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s